A XXV Feira de Artesanato, Gastronomia e Mostra de Vinhos de Celorico de Basto começa esta quarta-feira, dia 14 de agosto, e prolonga-se até domingo, no Mercado Municipal. O evento vai contar com a participação de artesãos locais, grupos musicais e várias atividades que destacam a cultura do concelho.
“A Feira de Artesanato e Gastronomia de Mostra de Vinhos mostra-se como o spot ideal para convívio. É o ponto de encontro de muitos residentes, turistas e emigrantes que por estes dias passam férias no nosso concelho”, lê-se nas redes sociais do Município de Celorico de Basto.
A abertura está marcada para as 18h00 de amanhã, e o Grupo de Bombos Zés Pereiras de Carvalho será o primeiro a dar ritmo ao recinto. Também os Alma Serrana e os Filhos da Pauta vão animar o começo da feira.
Na quinta-feira, as tradições musicais continuam em destaque. A Tuna de Arnoia, com as suas melodias características, vai animar as festividades, bem como o Grupo de Concertinas da ACR Ourilhe.
O terceiro dia vai contar com danças tradicionais, com a atuação do Rancho Folclórico Recreativo e Cultural de Santa Maria de Canedo. Também o Kantobasto, grupo de música tradicional de Celorico de Basto, vai animar os visitantes. Sexta-feira é ainda dia de os Filhos da Pauta regressarem à feira, garantindo uma noite animada.
Sábado a sustentabilidade terá especial destaque, com a palestra “Reciclar é transformar”, organizada pela Resinorte. O evento, marcado para as 19h00, vai incluir a oferta de brindes aos participantes. A música não ficará de fora, com os Amigos das Tainadas e o Grupo de Concertinas da ACR Ourilhe a animar o recinto.
No último dia da feira, a animação estará a cargo do Centro Cultural e Folclórico de Gandarela de Basto e do Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Eng. Silva Nunes, em mais uma celebração da música popular.
A XXV Feira de Artesanato, Gastronomia e Mostra de Vinhos de Celorico de Basto procura valorizar o artesanato local, promover o turismo e destacar a gastronomia típica, bem como os vinhos produzidos e engarrafados no concelho, sendo por isso “o melhor lugar para desfrutar dos sabores característicos da nossa região, seja pela gastronomia seja pelo nosso tão apreciado vinho verde”, como se lê nas redes sociais do Município.
Todos os dias vão ainda contar com animação permanente e itinerante pelo recinto da feira. O Município de Celorico de Basto deixa o apelo: ” Por aqui a alegria é constante. A animação é permanente e prioriza os artistas locais que deambulam pelo recinto ou sobem ao palco para mostrar modas, danças e cantares. Visite!”.
Os visitantes vão poder visitar a Feira de Artesanato, Gastronomia e Mostra de Vinhos nos seguintes horários:
- 14 de agosto (quarta-feira) – 18h00 às 01h00
- 15 de agosto (quinta-feira – Feriado) – 16h00 às 01h00
- 16 de agosto (sexta-feira) – 18h00 às 01h00
- 17 de agosto (sábado) – 18h00 às 01h00
- 18 de agosto (domingo) –16h00 às 01h00