Início Celorico de Basto Celorico de Basto Clero retoma Passeio Arciprestal Anual

Celorico de Basto Clero retoma Passeio Arciprestal Anual

Celorico de Basto Clero retoma Passeio Arciprestal Anual

Na passada segunda-feira, dia 17 de julho, o clero de Celorico de Basto retomou o tradicional Passeio Arciprestal Anual, numa jornada repleta de espiritualidade e convívio. O destino escolhido para esta romaria foi a bela região das terras transmontanas de Miranda do Douro e Vila Flor. O evento contou com a presença de todos os sacerdotes em exercício do ministério no arciprestado, bem como o Arcebispo D. José Cordeiro e o Bispo Auxiliar D. Delfim Gomes.

A primeira paragem desta peregrinação espiritual foi o mosteiro trapista em construção, dedicado à Santa Maria, Mãe da Igreja, situado em Palaçoulo, Miranda do Douro. Durante a visita, houve uma breve reflexão sinodal sobre a reorganização do arciprestado, proporcionando aos sacerdotes a oportunidade de participar na oração comunitária das monjas e de partilhar uma refeição na hospedaria. A alegria do encontro foi reforçada pela presença de D. Nuno Almeida, antigo Bispo Auxiliar de Braga e, desde 25 de junho último, Bispo Residencial de Bragança-Miranda.

Na parte da tarde, os participantes visitaram a co-catedral de Miranda do Douro, onde apreciaram diversos elementos históricos e artísticos, destacando-se a famosa imagem do Menino Jesus da Cartolinha, bem como uma antiga pintura de S. Pedro de Rates, segundo a tradição, primeiro Bispo de Braga.

A romaria teve o seu término em Vila Flor, com uma visita ao santuário de Nossa Senhora da Assunção, proporcionando um momento de devoção e reflexão para todos os presentes.

O Passeio Arciprestal é uma tradição que tem vindo a unir o clero de Celorico de Basto, proporcionando momentos únicos de partilha, oração e fraternidade. A presença do Arcebispo e do Bispo Auxiliar reforçou ainda mais o valor e a importância desta jornada espiritual.