Notas de celebração: o Dia Mundial da Música em Celorico de Basto

A música clássica ecoa na igreja de S. Miguel de Carvalho, unindo a comunidade em celebração.
A música clássica ecoa na igreja de S. Miguel de Carvalho, unindo a comunidade em celebração.

O Dia Mundial da Música celebra-se oficialmente 1 de outubro e o Município de Celorico de Celorico de Basto associou-se à paróquia de S. Miguel de Carvalho e à Junta de Freguesia de Carvalho e Basto Sta. Tecla e celebrou este dia com um concerto de órgão de tubos e canto, na Igreja de S. Miguel de Carvalho.

Um espetáculo que contou com a igreja bem composta para assistir ao concerto protagonizado pelo tenor Bruno Nogueira, pelo Contratenor, Rui Vieira, e no órgão por Paulo Santiago.

“Esta igreja apresenta uma acústica incrível para este género musical. A música clássica tem vindo a ganhar palco neste concelho porque entendemos que a cultura deve ser apresentada nas mais variadas formas para que a nossa comunidade possa ter acesso à mesma” disse Maria José Marinho, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto presente no concerto. “Não pretendemos vulgarizar este género de concertos, mas pretendemos ter datas anuais para que a comunidade posso ter um conhecimento mais alargado sobre o género musical sem ter que sair para fora do concelho”.

Um concerto que contou com a apresentação de peças referentes a compositores e movimentos artísticos de épocas distintas. Um espetáculo dividido em 3 quadros com peças como “Allegro Moderato” – pélúdio opus 12n1, de Joseph Surzynsky(1851-1919); “Andante Contabile” da Sonata em Sib maior KV 333, de W.A.Mozart (1756-1791) e “Afferentur regi virginis”/ Ao Rei oferecer-se-ão virgens”, de Luigi Cervi (1869-1916).