Celorico de Basto testemunha o renascimento do futebol feminino sénior, com o Clube Desportivo Celoricense (CD Celoricense) a reintroduzir a equipa sénior feminina. Este desenvolvimento histórico ocorre após décadas de ausência, marcando um momento significativo para o clube e a comunidade local.
Pedro Pinto, diretor do CD Celoricense, expressou o entusiasmo do clube com esta renovação. “Este é um ano de adaptação, as jogadoras chegaram agora ao clube e muitas delas estão a ter o primeiro contacto com o futebol de 11, muitas vindas do futsal, por isso não vamos pedir grandes resultados, apenas que se divirtam e que façam do futebol uma grande festa,” afirmou Pinto.
As atletas do CD Celoricense tiveram este fim-de-semana, dia 7 de outubro, em casa, um jogo a contar para a Taça de Portugal Feminina tendo sido eliminadas pelas Águias Negras de Tabuadelo.
José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, assistiu à partida e elogiou o esforço do CD Celoricense em revitalizar a modalidade. “O futebol feminino tem vindo a ganhar destaque a nível mundial e é bom sentir que o CD Celoricense está a saber acompanhar os tempos. Existem muitas jovens atletas que gostam da modalidade, mas que se viam obrigadas a ir jogar para fora ou a desistir, agora têm uma nova oportunidade aqui no Celoricense,” destacou o autarca.
A infraestrutura desportiva também recebeu melhorias significativas. “Ainda no início deste mês inauguramos o novo relvado sintético para que todos os atletas que aqui praticam a modalidade o possam fazer nas melhores condições,” acrescentou Peixoto Lima.
A equipa Sénior Feminina do CD Celoricense prepara-se agora para o próximo desafio, agendado para o dia 15 de outubro, onde enfrentará a ADJ Mouquim na III Divisão Nacional Feminino Série B 2023/24.