Saúde Mental em foco em Celorico de Basto

Uma Semana de Atividades Educativas e Interativas Visa Melhorar o Bem-Estar dos Idosos.
Uma Semana de Atividades Educativas e Interativas Visa Melhorar o Bem-Estar dos Idosos.

Celorico de Basto dedicou uma semana inteira à sensibilização para a saúde mental, um tema de crescente importância na sociedade contemporânea. A iniciativa, promovida pela Psicobasto – Centro Médico Terapêutico, focou-se em educar e apoiar os idosos, um grupo particularmente vulnerável aos desafios da saúde mental.

Maria José Marinho, vereadora da Ação Social e Saúde do Município de Celorico de Basto, sublinhou a importância deste tema, especialmente “num tempo desafiante, onde as pessoas são colocadas à prova de forma regular e se esquecem, de cuidar de si, da sua saúde mental, tão importante para a vivência em comunidade”.

As atividades, que incluíram palestras informativas e jogos de memória sensoriais e motores, foram realizadas com os utentes da Unidade Móvel de Saúde (UMS) e do projeto Celorico a Mexer. Estas ações visaram não só educar, mas também quebrar as barreiras do isolamento e da solidão, fatores que exacerbam os desafios da saúde mental entre os idosos.

A vereadora reiterou a importância dos serviços de proximidade, como a UMS e o Celorico a Mexer. “Os idosos são especialmente vulneráveis à falta de saúde mental muito condicionados por fatores como a solidão e o isolamento, mas também o sedentarismo, as doenças crónicas, a falta de hábitos saudáveis. Por isso, a necessidade cada vez mais premente de serviços de proximidade como a UMS e o Celorico a Mexer, serviços que tiram os idosos do seu conforto, que quebram a sua rotina e os “arrastam” para outras práticas, que os fazem mexer, conviver, estar em comunidade, pensar em coisas boas, em coisas positivas” continuou a autarca.

Paula Barros, psicóloga da Psicobasto, destacou a necessidade de “sensibilizar para uma temática ainda negligenciada, imprimindo atividades que podem fazer a diferença e ao mesmo tempo esclarecer para as patologias mais frequentes e como fazer para prevenir”.

Os utentes que utilizam a UMS foram sensibilizados para a Saúde Mental com uma palestra informativa e interativa onde psicólogos e idosos partilharam posições sobre esta temática e perceberam a necessidade do bem-estar físico e mental.