As eleições concelhias da Juventude Socialista (JS) de Celorico de Basto culminaram na eleição de Rui Teixeira como novo presidente para o biénio 2023-2025. Com uma lista única composta por jovens das várias freguesias do concelho, a eleição “realça o compromisso e o empenho de todos neste projeto, bem como, a continuidade dos protagonistas responsáveis por vitorias e conquistas muitos importantes que tivemos e que, certamente, viremos a ter”, lê-se numa nota da JS de Celorico de Basto.
Rui Teixeira, que agora lidera a JS Celorico de Basto, sucede a Diogo Miguel Magalhães, que não se afasta completamente, assumindo o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Concelhia. Além disso, será́ responsável pela coordenação do próximo processo federativo, encabeçando a lista de delegados ao congresso da federação de Braga, que se realiza no mês de dezembro, em Vizela.
A eleição contou com a presença de figuras de destaque, incluindo o presidente da Federação de Braga, José́ Eduardo Gouveia, e do secretário-geral adjunto nacional, candidato a presidente da Federação no próximo congresso, Hugo Teixeira.
O novo presidente expressou a sua felicidade com a eleição: “Assumo este desafio acompanhado de jovens de todo o concelho, com a nobre missão de trabalhar em prol de uma proposta de futuro diferente para Todos, promovendo a participação ativa dos jovens, valorizando, ouvindo e implementando as suas ideias e necessidades. Quero deixar uma palavra de agradecimento ao Diogo Magalhães, um amigo que fiz nos últimos 3 anos, pelo trabalho desenvolvido até aqui na liderança desta estrutura e por ter aceite o convite que lhe fiz para presidir a Mesa da Assembleia. É uma grande segurança e alegria para mim saber que no próximo mandato vou continuar a ter a nossa equipa por perto, todas e todos aqueles que nestes anos trabalharam brilhantemente para vitorias e conquistas tão importantes. Conto com o apoio de todos vós, jovens comprometidos e cidadãos ativos, empenhados em moldar o nosso futuro, para construirmos juntos um concelho mais inclusivo, próspero e progressista.”
Diogo Magalhães partilhou também algumas impressões: “É com grande orgulho que vejo o Rui a assumir a liderança desta estrutura. Ao longo dos últimos anos, formamos excelentes quadros políticos, tendo estado sempre disponível para lançar pessoas. Não é por acaso, que temos quase uma dezena de jovens a ocupar cargos políticos nas Freguesias e na Assembleia Municipal, algo inédito neste concelho. Além disso, sempre disse que era um presidente a prazo porque já́ há́ muito via na nossa equipa talento e capacidade de sobra para me sucederem. A minha situação profissional fora de concelho aliado ao timing desta eleição concelhia que, acontece em todo o país, formaram o cocktail perfeito para, de forma muito consensual e tranquila, tratar-mos desta sucessão. A verdade é que as pessoas são as mesmas e eu continuarei, tão próximo quanto conseguir, a dar o meu contributo à JS de forma abnegada e empenhada, como até aqui”.