Celorico de Basto tem visto um aumento notável do empreendedorismo jovem nos últimos anos. Um dos protagonistas deste cenário é João Carvalho, gerente do Lúdico Bar. Numa entrevista ao Primeiro Minuto, João partilhou a sua jornada, os desafios e visão para o futuro deste estabelecimento que se tornou uma referência na comunidade local.
Gerir um negócio não é isento de medos e preocupações e, João Carvalho, não foi exceção. “Os maiores receios são quase como todos em qualquer negócio. É aquele receio que corra mal, aquele risco porque vamos investir e podemos não ter o retorno do que se investiu…”. No entanto, João Carvalho também destaca que o ato de ter arriscado foi das melhores decisões que tomou na vida, apesar do medo ter estado presente, a coragem de arriscar valeu a pena. “Foi das melhores coisas que fiz, foi ter avançado”, afirmou.
A importância do apoio da família e amigos na jornada empreendedora é inegável. O gerente do Lúdico Bar mencionou que a sua esposa foi uma das principais incentivadoras: “A minha esposa disse que era nossa oportunidade para cumprir aquilo que eu sempre quis. Só por aí já tinha um dos pilares mais importantes a apoiar-me. Os pais, como são pais, sempre me disseram para pensar duas vezes. Para avaliar bem a situação, se era segura ou não. Se fosse segura, então sim, que eu devia arriscar.”
Num mercado com muitos concorrentes e espaços limitados, João explicou que a chave para o sucesso é estar sempre um passo à frente da concorrência: “A nível de publicidade, novos produtos… Porque apesar do café ser bonito, das características que ele tem, o mais importante é termos produtos diferentes das outras casas. Eu procuro sempre o diferente. Estou sempre em cima das marcas, se vão lançar produtos novos, tudo o que se enquadre aqui na casa… e sobretudo aposto em formações, que também é essencial.”
No Lúdico Bar, “o ouro da casa” são as baguetes. Segundo João, é uma especialidade única em Celorico. Para além disso, as bebidas, como os chocolates quentes no inverno e os cocktails durante o verão, contribuem para a singularidade do estabelecimento: “Acredito que somos o único estabelecimento que a nível de diversidade de cocktails, somos quem tem a melhor carta aqui em Celorico.”
O jovem empreendedor reconheceu que nem tudo foi um “mar de rosas”, desde que tomou conta do café/bar. Os desafios surgiram, especialmente, devido à sazonalidade do negócio. Para lidar com as flutuações sazonais, implementou estratégias para cativar clientes: “Uma das primeiras apostas quando cheguei cá foi adquirir os sofás e a salamandra. Tornar o espaço mais acolhedor, o que acaba por chamar mais os clientes. E notei logo diferença, comecei logo a trabalhar mais no inverno com estes pormenores.”
Quando questionado sobre a sua visão a longo prazo para o Lúdico Bar, o empresário revelou planos para expandir o estabelecimento. “O café não é meu, é propriedade da Câmara Municipal, mas andamos em negociações, para podermos crescer.” Além deste negócio, João avança que brevemente irá abrir um novo espaço na vila de Celorico: “Peço a todos que futuramente sigam as páginas das redes sociais e depois lá estaremos também no novo espaço para apresentar um novo conceito aos nossos clientes e ajudar o concelho a avançar, que é isso que importa”.
O Lúdico Bar, sob a liderança de João Carvalho, é um exemplo inspirador de como o empreendedorismo e a inovação podem prosperar mesmo em comunidades pequenas. A sua história demonstra que o trabalho árduo, a visão e a busca constante por diferenciação são as chaves para o sucesso nos negócios, independentemente do tamanho da localidade. João, juntamente com a sua equipa, continua a elevar o padrão da hospitalidade em Celorico de Basto, criando um espaço único e atraente para a comunidade local e para todos os turistas que todos os anos elegem Celorico.