Celorico de Basto apresenta programa “transporte a pedido” aos taxistas para criação de bolsa de operadores locais do concelho.

Celorico de Basto apresenta programa “transporte a pedido” aos taxistas para criação de bolsa de operadores locais do concelho

O Município de Celorico de Basto apresentou aos taxistas do concelho, o programa LIGA, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que irá criar um serviço público de transporte complementar à rede regular de transporte rodoviário, em locais e horários onde a oferta é insuficiente para satisfazer as necessidades da população, proporcionando transporte à chamada.

A apresentação foi realizada pelo presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima e pela vereadora Maria José Marinho numa reunião que contou com os esclarecimentos técnicos prestados pelo Eng.º Jorge Jesus, em representação da Equipa Multidisciplinar de Transportes e Mobilidade Sustentável.

O projeto LIGA é uma iniciativa da CIM-TS, que após as experiências bem-sucedidas nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende, avança para uma nova fase, no início de 2024, no concelho de Celorico de Basto.

O transporte à chamada é uma solução de transporte que tem vindo a ser implementada em vários países Europeus, dando resposta a problemas de mobilidade existentes nos territórios de baixa-densidade.

O projeto Liga irá funcionar articulando a rede de operadores locais e a rede de transportes públicos existente, fazendo uso de uma aplicação móvel, que permitirá aos utilizadores solicitarem transporte para as suas deslocações essenciais, nomeadamente para tratar de questões relacionadas com a saúde. Os operadores inscritos no projeto, irão receber as solicitações através de aplicação informática ou por marcação telefónica, efetuadas no dia anterior e terão a liberdade de aceitar ou recusar o serviço.

O programa foi bem recebido pelos taxistas a operar nos vários pontos do concelho, avançando-se agora para uma fase de adesão por parte destes profissionais, de forma a construir uma rede concelhia que permita a sua operacionalização.  

Celorico de Basto apresenta programa “transporte a pedido” aos taxistas para criação de bolsa de operadores locais do concelho 1

José Peixoto Lima destacou a “importância dos taxistas na implementação deste programa, que pretende, de uma forma revolucionária, melhorar a mobilidade da população do concelho, proporcionando um serviço de transporte acessível e eficiente, que poderá resultar também no reforço da atividade para os Taxistas, numa fase em que o setor se debate com vários problemas. Acreditamos que o programa LIGA promove uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros afetos aos transportes e irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes do concelho, facilitando as suas deslocações, de forma segura e fiável, dando resposta a um problema que há muito preocupa e dificulta a vida das pessoas”, concluiu.

As pessoas vão passar agora a fazer as suas deslocações nos horários pretendidos, pagando o custo do bilhete em carreira pública, com um pequeno acréscimo, suportando a autoridade de transportes o restante valor a pagar aos operadores locais de transporte que adiram a este programa.

O programa LIGA estará em funcionamento no concelho de Celorico de Basto a partir de do início de 2024 e será alvo de uma ampla divulgação envolvendo as Juntas de Freguesia e diversos serviços da Câmara Municipal, de forma a garantir a informação e devidos esclarecimentos à população.