Festival da canção arciprestal celebra talento jovem em Celorico de Basto

Festival da canção arciprestal celebra talento jovem em Celorico de Basto (2)

Na passada sexta-feira, dia 5 de julho, o Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses acolheu o festival Arciprestal Canção Mensagem. Inspirados no tema “compartilha”, os grupos participantes apresentaram cinco músicas originais.

A música vencedora foi interpretada pelo ContraTempo, um grupo de jovens de Agilde que segue agora para Braga para o festival diocesano, agendado para 15 de setembro.

Pelo palco passaram ainda as músicas “Faz o mesmo que Jesus”, “Juntos nesta canção”, “Partilha-me” e “Partilhar o teu nome”. A eleição da música vencedora esteve a cargo de um júri altamente habilitado, nomeadamente o cónego Hermenegildo José das Neves Faria, Pedro Miguel Fernandes Azevedo, João Manuel da Silva Abrantes, e José Machado.

A organização da iniciativa foi da responsabilidade da Pastoral Juvenil do Arciprestado de Celorico de Basto, orientada pelas mãos do assistente arciprestal, padre Carlos Macedo, que reforçou a importância de reativar “este festival que move os jovens a fazer algo nobre e original e a comunidade a participar e a beber um pouco da evangelização com amor e humor”.

Na entrega dos prémios estiveram presentes o arcipreste de Celorico de Basto, padre Francisco Medeiros, e o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, a reforçar a importância de dar aos jovens o papel que melhor lhes assenta, de evangelizadores, através da música, da capacidade de revitalizar as comunidades e com isso alcançar novas audiências. “Estamos sempre prontos a colaborar com energia e entusiasmo com o arciprestado, à semelhança destes jovens que hoje apresentaram músicas de muita qualidade e nos levam, com vozes melodiosas, para Braga”, referiu o autarca.

A par das interpretações musicais, o festival contou com dois momentos de teatro, um interpretado pelo GTC e convidados, designado “Remédio milagroso”, e o outro interpretado por dois jovens da comunidade intitulado “Os avisos do sacristão”.

A organização deste evento contou o apoio dos Bombeiros Voluntários Celoricenses.