Celorico de Basto celebrou o Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente a 1 de outubro. Foi uma festa repleta de atividades, destacando a importância dos serviços de proximidade oferecidos aos idosos no concelho, tais como o programa “Celorico a Mexer”.
As comemorações incluíram uma aula de ginástica, ao som de grandes músicas portuguesas, seguindo-se um almoço e uma tarde de animação com o grupo Kantobasto a apresentar o seu repertório.
Os idosos, “visivelmente felizes”, desfrutaram da iniciativa que procura ser mais uma forma de “promover e reconhecer o valor dos nossos idosos, aproximá-los o mais possível da vivência comunitária, e desfrutar do muito que têm para oferecer, a sua experiência, histórias de vida, conhecimento”, reforçou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.
Estas celebrações contaram com a participação dos idosos que integram o programa Celorico a Mexer, “um programa que existe para dar colo, aconchego e segurança aos nossos idosos, e que está a aberto a todos os que queiram fazer parte. Queremos que os nossos idosos tenham uma velhice confortável e feliz, por isso, articulamos todos os esforços para lhes dar as melhores condições de vida”, assegura o autarca.
A exemplo deste objetivo, o edil celoricense não pôde deixar de acrescentar que, muito em breve, “em meados deste mês, teremos em funcionamento a Unidade de Internamento e Reabilitação no nosso Centro de Saúde, para que possa servir de retaguarda na convalescença de uma qualquer situação de saúde, sobretudo para este grupo mais vulnerável, os idosos, e possa assim permitir que recuperem perto das suas casas e família”.
Esta celebração mostra-se um momento de alegria: “aqui somos felizes, dançamos, cantamos, convivemos, e desfrutamos deste belo almoço que nos servem sempre. Não há programa melhor que este, não há terra melhor que a minha”, disse António Teixeira, um dos idosos presentes na celebração.
Helena Martinho, coordenadora da Ação Social e Saúde do Município, considera que são palavras como estas que servem de motor-impulsionador para continuar o trabalho desenvolvido neste programa: “Esta alegria dá-nos alento e reforça a necessidade de valorizar cada vez mais iniciativas de proximidade, como o Celorico a Mexer. Um programa que promove a vida ativa, saudável e participativa, e que combate o abandono, a solidão, o sedentarismo”.