Imagens aéreas transformam paisagem portuguesa em arte na exposição “detalhAR”

Imagens aéreas transformam paisagem portuguesa em arte na exposição detalhAR

Foi inaugurada ontem, dia 10 de outubro, na Casa da Terra, em Celorico de Basto, a exposição de fotografia “detalhAR – Ares de Portugal”, da autoria de Francisco Piqueiro. A mostra reúne uma coleção de imagens aéreas “fine art” que captam detalhes inusitados da paisagem portuguesa, oferecendo uma visão surpreendente do território.

A inauguração contou com a presença de membros da comunidade educativa e representantes locais, incluindo alunos da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes. O evento proporcionou aos presentes uma reflexão sobre a beleza e a riqueza dos detalhes que compõem a paisagem portuguesa, numa abordagem artística que explora ângulos e perspetivas raramente captadas.

O autor, Francisco Piqueiro, engenheiro civil de formação e professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, criou em 1998 a empresa Foto Engenho, vocacionada para a realização de serviços fotográficos e de imagem, o que lhe permite desenvolver trabalhos de fotografia como os que foram apresentados nesta exposição.

Durante a sua intervenção, o autor fez referência às diferentes áreas de fotografia onde incide, numa perspetiva de elucidar claramente o público presente, nomeadamente os jovens que participaram na iniciativa. Explicou que o objetivo da exposição é “mostrar o que não vemos no nosso quotidiano, pequenos fragmentos de um todo grandioso que se tornam verdadeiras obras de arte quando observados de uma nova perspetiva”. A coleção fotográfica convida o público a redescobrir o nosso país através de imagens de rara beleza, captadas a partir do ar, com uma atenção minuciosa aos detalhes.

Imagens aéreas transformam paisagem portuguesa em arte na exposição detalhAR

O presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, destacou a relevância e a singularidade das imagens, não só pelo seu valor artístico, mas também pela sua importância para o desenvolvimento territorial. “Além da sua beleza e singularidade, as fotografias de Francisco Piqueiro revelam-se uma ferramenta poderosa para o planeamento e projeção do futuro da nossa terra”.

O autarca acrescentou que, “ao captarem detalhes do território de forma tão minuciosa e abrangente, estas imagens permitem uma visão global que pode apoiar o crescimento urbano, a construção de infraestruturas, como estradas e redes de transportes, e contribuir para um desenvolvimento mais estratégico e sustentável do nosso território.”

A exposição “detalhAR – Ares de Portugal” convida os visitantes a explorar Portugal de um ponto de vista único e singular, onde paisagens familiares se transformam em obras de arte, graças ao olhar detalhado e inovador do fotógrafo. A coleção estará patente na Casa da Terra até ao dia 30 de outubro, com entrada gratuita.