Presidência Aberta em Caçarilhe e Infesta garante investimento público na freguesia

Presidência Aberta em Caçarilhe e Infesta garante investimento público na freguesia

A Presidência Aberta continua a visitar as freguesias do concelho de Celorico de Basto. Na passada sexta-feira, dia 18 de outubro, o executivo municipal reuniu com o executivo da freguesia de Caçarilhe e Infesta, onde foi concertada a continuidade da estratégia para a beneficiação desta freguesia.

Esta é uma estratégia que iniciou com pequenas pavimentações, mas que levará “ao maior investimento público alguma vez promovido nesta freguesia”, reiterou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.

O autarca, que mantém uma relação de proximidade e amizade com o presidente da Junta de Freguesia, aproveitou para elogiar a sua dedicação à terra e às gentes, e salientar que “neste mandato vamos fazer obras muito importantes para esta freguesia, com investimento público de milhões de euros. Serão feitas obras muito urgentes como a repavimentação da estrada municipal 616, que liga Caçarilhe a Carvalho, a expansão do sistema municipal de abastecimento de água e a colocação de fibra ótica que irá cobrir todo este vale. Investimentos que vão fazer a diferença na vida das pessoas, há muito reivindicados e que vamos fazer. Definido o objetivo, o mesmo é para se cumprir”, assegurou José Peixoto Lima.

Presidência Aberta em Caçarilhe e Infesta garante investimento público na freguesia

Nesta freguesia, até ao momento, e neste mandato, no que diz respeito ao programa da Câmara Municipal “Acessibilidade Condigna Para Todos”, foram pavimentadas várias ruas, nomeadamente a Rua Cerrado do Barreiro, a Rua do Barreiro e a Rua da Serra, e prevê-se executar em breve um trecho da Travessa de Cabanelas, o caminho da Cruz, a Rua do Chamiçal e a Rua das Valinhas.

No que toca à beneficiação de caminhos, o presidente da Junta de Freguesia pediu, para além do previsto pela autarquia, a possibilidade de se fazerem pequenas beneficiações em locais delineados, alguns visitados durante a tarde de sexta-feira. Foi pedido que se fizesse a beneficiação em betuminoso da Rua da Leirinha, o alargamento da Rua de Basto, do adro da Igreja de Caçarilhe, a pavimentação da Rua de Soutelo, alguns metros em falta do caminho da Cruz, o arranjo na Rua do Cruzeiro, e o levantamento do muro no infantário, que caiu com a intempérie das últimas semanas.

Paralelamente a estas pequenas intervenções, serão executadas repavimentações das principais vias municipais, como a Estrada Municipal 616, que liga Carvalho a Caçarilhe e a Estrada Municipal 618 que liga Gémeos a Carvalho, “com benefícios muito positivos para quem circula nestas vias, em franco estado de degradação, e que estavam, há décadas, a pedir para ser intervencionadas”. Serão ainda repavimentadas as Ruas de Carcavelos e de Real.

A freguesia de Caçarilhe e Infesta conta com uma ampla rede viária florestal, tendo já sido intervencionados os caminhos de acesso ao Viso e promovida a beneficiação do Parque de Lazer do Viso. “O ponto mais alto do concelho merece uma intervenção cuidada e devidamente planeada para se tornar mais atrativo. Obviamente que a Câmara e Junta serão apenas parceiros da igreja nesta beneficiação, mas estamos, obviamente, disponíveis para colaborar no ordenamento daquele espaço e na sua beneficiação, tornando-o num dos principais pontos de interesse turístico e religioso”, reiterou o autarca.

Presidência Aberta em Caçarilhe e Infesta garante investimento público na freguesia

Nesta reunião foi apresentado o ponto de situação da ELH, Estratégia Local de Habitação, onde está assente a reabilitação da antiga Escola Primária de Rebordões, com o projeto da reabilitação apresentado pela autarquia ao executivo de freguesia, num investimento de 107 mil euros. Quanto aos beneficiários privados da ELH, foram submetidas e aprovadas 10 candidaturas, das quais uma já está em execução, prevendo-se um investimento superior a 700 mil euros no total das candidaturas aprovadas. A submissão de candidaturas ainda é possível, sendo que, neste momento, a garantia de financiamento integral depende dos rendimentos dos agregados que se submetem.

Este “Aproximar Celorico” reuniu também com as coletividades locais, onde foram abordados os seus projetos e necessidades, assim como os contratos programa celebrados. Verificou-se um interesse contínuo e em crescendo de apoiar a Associação do Jogo do Pau e a Associação Cultural e Recreativa de Caçarilhe, na perspetiva de fomentar as suas atividades e promover a identidade cultural.