No âmbito do Dia de São Martinho, que se celebra anualmente a 11 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto promoveu o magusto em várias escolas do concelho. Crianças, professores e auxiliares reuniram-se à volta da fogueira, recriando uma tradição de outono inspirada na lenda de São Martinho.
No total, o Município de Celorico de Basto distribuiu cerca de 350 kg de castanhas pelo Agrupamento para que, cada escola à sua maneira, pudesse viver o S. Martinho com o tradicional magusto.
Em algumas escolas, terminada a degustação das castanhas assadas, as crianças reunidas à volta da fogueira brincaram e pintaram o rosto com cinza, sob o olhar atento de professores e auxiliares.
O tradicional magusto visa celebrar as colheitas, e a chegada do tempo mais frio. “Uma tradição que queremos preservar e, por isso, comprámos castanhas que foram distribuídas pelas escolas para que, cada escola, tivesse a oportunidade de viver esta tradição”, explica Maria José Marinho, vereadora com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
A autarca realçou que este “é sempre um momento de muita euforia e diversão para as nossas crianças, uma forma de os cativar para as brincadeiras ao ar livre e, ao mesmo tempo, transmitir às gerações mais novas esta tradição de S. Martinho”.
Em Celorico de Basto as tradições do magusto vivem-se em quase todas as freguesias do concelho, seguindo a máxima “no S. Martinho comem-se castanhas e prova-se o vinho”. Um momento de convívio e de confraternização entre as populações, mantendo bem-viva esta tradição outonal.