500 anos de Camões: Celorico de Basto honra o poeta da língua portuguesa

500 anos de Camões Celorico de Basto honra o poeta da língua portuguesa (1)

Celorico de Basto vai celebrar um dos maiores génios da literatura universal numa cerimónia comemorativa designada “Vida e Obra de Camões: 500 anos do Criador da Poética da nossa Língua”, no próximo dia 29 de novembro, a partir da 15h30. A iniciativa vai contar com um leque de conceituados oradores e conhecedores do poeta e da sua obra, que se vão reunir no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa.

O evento decorre no âmbito da comemoração dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, poeta português e uma das maiores figuras da literatura lusófona, autor dos Lusíadas, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que narra a viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia, bem como outros episódios da história de Portugal.

A cerimónia comemorativa é impulsionada pelo patrono da cultura do Município de Celorico de Basto, o escritor Afonso Valente Batista, que atraiu a Celorico de Basto conceituados intelectuais sobre a vida e obra de Luís de Camões.

Entre os convidados estará a professora, investigadora e tradutora, Maria Bochicchio, coordenadora de uma linha de investigação de poética e retórica no Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra; a escritora Isabel Rio Novo, autora da autobiografia de Luís Vaz de Camões “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte” e ainda Carlos Maria Bobone, escritor, alfarrabista e crítico literário, autor da biografia de Luís Vaz de Camões “Camões – Vida e Obra”.

Esta cerimónia pretende destacar o poeta e, por isso, serão recitados poemas da sua obra lírica pelo ator, declamador, poeta e escritor Pedro Lamares.  Um recital poético que contará ainda com a participação dos alunos do concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa” e atores locais, criando um momento cultural único que pretende exaltar o poeta e destacar a sua importância na educação e na cultura portuguesa.

500 anos de Camões Celorico de Basto honra o poeta da língua portuguesa