Celorico de Basto recorda sacerdotes que marcaram a comunidade

Canedo de Basto Cartaz das Grandiosas Festas em Honra de Nossa Senhora de Fátima

No próximo dia 25 de novembro, pelas 19h00, o Arciprestado de Celorico de Basto vai promover uma eucaristia de sufrágio pelos sacerdotes falecidos naturais do arciprestado e por aqueles que, embora não naturais, exerceram o seu ministério sacerdotal nesta região. A celebração decorrerá na Igreja Paroquial de Santa Maria de Canedo de Basto.

Este ano, a celebração será realizada in memoriam do padre António Rodrigo Moreira Dias, que faleceu no dia 3 de agosto de 2014, recordando a sua dedicação e serviço pastoral.

O padre Moreira Dias, como era conhecido, era natural de Fervença, Celorico de Basto. Nasceu a 7 de maio de 1923 e foi ordenado a 20 de julho de 1947 na Igreja Matriz de Vila do Conde.

Em 1947 foi nomeado pároco de Santa Maria de Canedo de Basto (Celorico de Basto) e de Santo André de Vila Nune (Cabeceiras de Basto). Três anos depois, em 1950, foi ainda nomeado pároco de São Romão do Corgo (Celorico de Basto).

Foi pároco da freguesia de Canedo de Basto durante 48 anos (1947-1995) e faleceu no dia da realização das Festas em honra de Nossa Senhora de Fátima, da mesma paróquia, de quem era especial devoto.

Numa nota enviada pelo Arciprestado de Celorico de Basto ao Primeiro Minuto, o arciprestado “convida toda a comunidade a participar neste momento de oração pelos sacerdotes que serviram em Celorico de Basto”.