“Nas Asas de um Óscar”: Gala assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Nas Asas de um Óscar Gala assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A Associação de Solidariedade Social de Basto (ASSB) juntou a comunidade numa gala comemorativa, que decorreu na passada sexta-feira, dia 29 de novembro, designada “Nas Asas de um Óscar”, para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Os protagonistas foram os utilizadores do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, numa noite única, carregada de emoção, onde ficou a certeza “do trabalho desenvolvido pela capacitação e inclusão das pessoas com deficiência”.

A convite da ASSB, a vereadora com o pelouro da Ação Social do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, esteve presente na iniciativa e disse estar encantada com o momento: “Uma noite muito bonita e demonstrativa do trabalho de inclusão desenvolvido por esta IPSS. Uma entidade que promove verdadeiramente a inclusão e a autonomia com recursos humanos sensíveis, disponíveis, e empáticos que contribuem, verdadeiramente, para o bem-estar de cada pessoa com necessidades especificas”.

A autarca assegura que “o Município estará sempre ao lado destas instituições que, de forma eficiente e extremamente dedicada, contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos mais frágeis da nossa comunidade”.

A gala “Nas Asas de um Óscar” premiou todos os utentes do CACI com categorias demonstrativas das qualidades de cada um, um momento divertido e emotivo ao qual ninguém ficou indiferente. E é a indiferença que o presidente da Associação de Solidariedade Social de Basto, Joaquim Mota e Silva, sente que está a desaparecer, “porque juntos estamos a construir uma comunidade inclusiva onde cabem todos, independentemente das diferenças de cada um”.

Nas Asas de um Óscar Gala assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Uma certeza visível numa gala onde esteve “tanta gente boa, gente que veio ver os nossos utentes a receber os seus óscares, óscares que representam a vida de cada um, o seu quotidiano, as suas famílias, a sua força, a sua resiliência, num caminho nem sempre fácil, mas sempre acompanhado de amor. Ainda recentemente, fomos a Lisboa realizar o sonho do Márcio e do Pedro, eu e a Marlene, e quando vínhamos embora percebemos que este também era o nosso sonho, o sonho de fazer sentir e sentir o brilho no olhar ao vermos o sonho deles concretizado. Um brilho no olhar de alegria que outros já sentiram e muitos outros vão sentir quando ajudarem os nossos utentes a realizarem os seus sonhos”.

O presidente da ASSB aproveitou o momento para agradecer a presença do diretor da Segurança Social de Braga, João Ferreira: “Obrigado pela presença, pelo trabalho e pela amizade”, e à Câmara Municipal, “na pessoa da senhora vereadora, o reconhecimento do apoio e conciliação dos desígnios daquilo que é um trabalho conjunto e que nos une a todos, para que nos sintamos cada vez melhor no seio da nossa comunidade”.

A ASSB tem vindo a desenvolver um trabalho notório: “Venho reconhecer o trabalho desenvolvido por esta instituição, uma instituição robusta, que tem crescido muito, e a Segurança Social está presente para apoiar no que for necessário, para que possam prestar o melhor serviço aos vossos utentes”, disse João Ferreira, diretor da Segurança Social de Braga.

A gala “Nas Asas de um Óscar” foi idealizada pelos recursos humanos do CACI, uma verdadeira festa que evidenciou o empenho dos colaboradores da instituição e o sentido de pertença dos utentes.