Amarante e Celorico de Basto preparam-se para inaugurar um ícone turístico que beneficia os dois territórios. A cerimónia de inauguração está agendada para o próximo dia 1 de março, “com uma grande festa para celebrar a reabilitação deste marco patrimonial, prestes a celebrar 100 anos de existência”.
A reabilitação da Ponte de Arame foi concluída no final de 2024, com a melhoria dos acessos dos dois lados do rio, o que facilita a mobilidade de turistas e visitantes que têm acorrido em grande número, tal a beleza desta marca singular do território.
A reabilitação desta ponte foi executada de forma tripartida pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), o Município de Amarante e o Município de Celorico de Basto, com o objetivo de preservar a memória histórica deste marco de singularidade única, construído em 1926/27.
Com 55 metros de extensão sobre o rio Tâmega, a Ponte de Arame une Amarante a Celorico, pelas freguesias de Rebordelo e Arnoia, no lugar de Lourido. Fica relativamente próxima da Ecopista do Tâmega e da Estação de Lourido pelo lado de Celorico de Basto.
No início do século XX, esta ponte tinha um importante valor social e económico, pelas transações económicas e sociais que se faziam de um lado para o outro do rio, facilitando a mobilidade das comunidades. Quase a completar 100 anos de existência, este marco histórico ganha uma nova dimensão, orientado para a promoção turística do território.
A aldeia de Lourido ganha uma nova vida com a reabilitação desta ponte, bem como com a reabilitação da Estação levada a cabo.
