BECA em destaque no “Puxa o Norte para Cima” pelo impacto no desporto e na educação

Entrevista João Varejão BECA (1)

O Bastinhos Escola Clube de Andebol (BECA) integrou a campanha “Puxa o Norte para Cima”, uma iniciativa que destaca histórias de desenvolvimento e inovação no Norte do país. O projeto, que alia o desporto escolar ao sucesso académico, esteve em destaque no evento de encerramento do programa NORTE 2020, que decorreu em São João da Madeira.

Foram apresentadas nove das 18 histórias selecionadas para a campanha, numa colaboração dos jornalistas Abel Coentrão e Luísa Pinto com a fotógrafa Teresa Pacheco Miranda. O BECA foi um dos projetos escolhidos para ilustrar como o investimento estratégico pode impulsionar o crescimento regional.

O vídeo da campanha conta com testemunhos dos atletas e dos treinadores, incluindo João Varejão, fundador e presidente do clube. O BECA foi fundado em 2012, quando solicitou ao Agrupamento de Escolas criar, no ambiente escolar, um clube de andebol, à semelhança de um clube de teatro ou de inglês.

Apesar da desconfiança com que a criação de um clube de andebol na escola foi acolhida por alguns professores, hoje verifica-se o seu sucesso desportivo e académico. “Dos 11 alunos que tínhamos no BECA do 12.º ano que se candidataram à universidade, todos entraram”, afirma João Varejão. 

Atualmente, o Bastinhos Escola Clube de Andebol de Celorico de Basto conta com mais de 250 atletas e 15 equipas, numa população escolar concelhia de pouco mais de 1700 estudantes, tendo impactado mais de 600 jovens desde 2012.

A autarquia de Celorico de Basto tem apoiado o BECA desde o início, reconhecendo o impacto positivo do projeto na comunidade. Segundo Maria José Marinho, citada no página do “Puxa o Norte para Cima”, “instigado pelo sucesso desta iniciativa e pelo impacto que ele vai tendo fora dos muros da escola e dos limites do concelho, o presidente da Câmara já sonha, inclusive, em criar em Celorico de Basto um centro de alto rendimento para esta modalidade”.

O mote do “Puxa o Norte para Cima” é “apelar aos nortenhos para continuarem a dar o seu melhor. É um movimento que prova que, com investimentos estratégicos, estamos a impulsionar o crescimento e a fortalecer a região como um todo.”

Veja abaixo o vídeo protagonizado pelo BECA: