Laços de geminação fortalecidos na Festa das Camélias em Celorico de Basto

Comitiva de Houilles na Festa das Camélias

Uma comitiva de Houilles esteve em Celorico de Basto para a celebração da 20.ª Festa Internacional das Camélias. A comitiva francesa, encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal de Houilles, Julien Chambon, participou ativamente nas atividades promovidas pelo Município de Celorico de Basto.

Durante a estadia, este grupo, que representa a vila de Houilles, geminada com Celorico de Basto desde 2006, mostrou-se muito agradado pela forma como foram recebidos e por todos os momentos promovidos. “Um evento magnífico, marcado por belos encontros, momentos simbólicos e gente muito acolhedora”, destacou Julien Chambon.

Comitiva de Houilles na Festa das Camélias

A geminação entre as duas vilas é uma forma de intercâmbio bilateral, que reforça o conhecimento mútuo nas diferentes áreas de desenvolvimento. E, por isso, “fazia todo o sentido que marcassem presença em Celorico de Basto neste que é o maior evento promovido no concelho. Queremos reforçar laços de cooperação com os municípios geminados, reforçar o intercâmbio cultural, económico, social e turístico, conhecer verdadeiramente o Município de Houilles, os seus usos e costumes, e queremos que eles conheçam os nossos e os vivam com a mesma intensidade que nós vivemos”, observou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.

A caminho da celebração dos 20 anos de geminação com este Município francês, marco que será atingido em 2026, José Peixoto Lima destaca a importância de “desenvolver projetos conjuntos, sobre assuntos que sejam do interesse mútuo e que reforcem o desenvolvimento integral dos dois municípios”.

A comitiva francesa foi acompanhada, durante a estadia, pelo Comité de Geminação do Município de Celorico de Basto, que a levou a conhecer alguns dos lugares mais  emblemáticos do concelho, entre visitas a jardins históricos de camélias, ao Castelo de Arnoia e à Ponte de  Arame.