O “Celeiro Rico”, Mercado Local de Produtores de Celorico de Basto, foi lançado este fim de semana, dias 12 e 13 de abril, na vila de Gandarela e contou com a adesão da comunidade. A iniciativa visa ajudar os agricultores celoricenses a escoar os seus produtos agrícolas, aproximando-os das populações.
O Mercado Local de Produtores de Celorico de Basto mostrou-se um verdadeiro sucesso junto da comunidade de Gandarela, que esteve presente para comprar os produtos dos agricultores que se quiseram associar a esta primeira edição.
Entre hortícolas, ovos, pão, vinho, compotas, cebolas, batatas, feijão ou galinhas, tudo o que é produzido pela terra teve lugar neste mercado, com “qualidade e frescura de quem produz local, uma marca do nosso território, da ruralidade”, salientou José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.



“Grande parte da nossa população produz alimentos para consumo próprio, mas muitos pequenos agricultores fazem produção em excedente para conseguirem alguma receita. Este mercado visa ajudá-los a escoar esse excedente e contribuir para o consumo do que é nosso”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
Esta iniciativa terá um caráter periódico e irá deslocar-se pelos quatro centros urbanos do concelho, com o objetivo de aproximar quem produz de quem compra.