No passado dia 1 de maio, o Partido Socialista de Celorico de Basto abriu oficialmente a sua nova sede partidária e de campanha autárquica. O evento incluiu ainda a inauguração do Auditório Fernando Freitas, figura da história do PS de Celorico de Basto e do concelho celoricense.
De acordo com uma nota enviada pelo PS de Celorico de Basto ao Primeiro Minuto, “além de fundador da concelhia do partido, prestou relevantes serviços à comunidade que na sua atividade política, quer na atividade enquanto dirigente associativo”.
A cerimónia homenageou 37 figuras ligadas ao partido, incluindo “Fernando Freitas, fundadores da concelhia, os antigos presidentes da concelhia, os anteriores candidatos à presidência da Câmara Municipal, militantes com mais de 45 anos de militância ativa, as mulheres autarcas socialistas do concelho e António Machado, atual presidente da Assembleia Municipal de Celorico de Basto”.
Eugénio Fernandes Carvalho, líder da concelhia e candidato à Câmara Municipal de Celorico de Basto para as autárquicas, afirmou que “inauguramos não apenas uma sede de campanha, mas um novo capítulo na nossa história, carregado de esperança, de energia e de compromisso, que dê a Celorico uma proposta que garanta o futuro que merece”.

O líder e candidato considera que “a campanha autárquica será muito mais do que uma disputa eleitoral. É um momento vital para o nosso concelho, porque é o futuro de Celorico e dos celoricenses que está em jogo. É da rua, das pessoas, que vamos trazer as ideias e as necessidades dos celoricenses para projetar o nosso programa eleitoral”.
Eugénio Fernandes Carvalho estabeleceu como prioridades a habitação, facilitar os acessos, criar mais atividades desportivas e culturais, apoiar as zonas rurais, atrair mais turistas, dar benefícios fiscais às empresas da terra e atrair investimento para criar mais e melhores empregos.
José Luís Carneiro, na qualidade de cabeça de lista do PS pelo distrito de Braga nas eleições legislativas do próximo dia 18 de maio, marcou presença no evento e demonstrou apoio à candidatura de Eugénio Fernandes Carvalho: “Fiquei muito satisfeito por ver que na sua intervenção, não existiu uma crítica destrutiva, mas sim uma proposta política forte e positiva”.
Rui Jorge Teixeira, presidente da JS de Celorico de Basto, considerou que o momento assinalava “o abrir portas a um novo tempo. Esta sede, no coração da nossa terra, será mais do que quatro paredes e um letreiro – será o centro da esperança, da luta, da organização e da mobilização”.
“O Partido Socialista de Celorico de Basto prepara já a apresentação de todas as listas que vai submeter ao sufrágio autárquico, remetendo para os próximos dias a divulgação do programa de atividades para os meses de maio e junho”, conclui a concelhia na nota enviada ao Primeiro Minuto.