As Festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, na vila de Fermil de Basto, decorrem entre os dias 23 e 25 de maio.
Ao longo dos três dias, a fé não será esquecida, com missa, reflexão e comunhão geral na Capela da Nossa Senhora da Conceição, sempre às 19h30.
Sexta-feira, dia 23 de maio, às 19h00 e as 21h00, o grupo Suspensive Mood irá atuar e fazer a sua arruada. Já a partir das 22h00, Fermil contará com a “Tascaberta”, com música ao vivo e DJ.
Sábado, a festa começa cedo, com uma salva de foguetes e transmissão de música a partir das 9h00. Da parte da tarde, o Grupo de Bombos Caetanos de Gagos vai percorrer a vila de Fermil e lugares vizinhos.
Pelas 21h00, sai da Capela de Fermil a procissão de velas, que vai percorrer o trajeto habitual. De seguida, às 22h30, sobe a palco o grupo Função Públika, que promete animar todos os presentes. A atuação será interrompida à meia-noite para uma sessão de fogo de preso “pelos melhores pirotécnicos da região”, lê-se no cartaz das festividades.
Depois do grupo Função Públika, a festa segue pela noite dentro com a “Tascaberta”.
Domingo, 25 de maio, o dia começa novamente com uma salva de foguetes e transmissão de música, seguindo-se a entrada da Banda Filarmónica de Santa Tecla, que vai percorrer Fermil de Basto. A manhã termina com uma missa solene na Capela de Fermil de Basto, marcada para as 11h30, que será cantada e vai contar com um sermão alusivo ao ato, a cargo de “um distinto orador”.
Já de tarde, pelas 15h00, arranca a atuação do Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo de Basto. A fanfarra do Agrupamento de Escuteiros de Santo Amaro – Fafe fará a sua entrada às 15h30 e, às 17h30, sai da Capela a procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição, com andores e figurados.
A festividades terminam com um lanche convívio para todos, com porco no espeto, marcado para as 19h00.
