PS de Celorico de Basto acusa executivo municipal de má gestão orçamental em 2024

Eugénio Fernandes

O Partido Socialista de Celorico de Basto votou contra a Prestação de Contas do Exercício Económico de 2024 da Câmara Municipal, acusando o executivo liderado por José Peixoto Lima de “pouca competência” na gestão orçamental.

Eugénio Fernandes Carvalho, líder do PS local e candidato à presidência da Câmara Municipal, afirmou que os resultados apresentados “provam a pouca competência da atual liderança do nosso município que, uma vez mais, foi responsável em 2024 por uma fraca execução orçamental, apenas conseguindo atingir 70% do valor que estava previsto aplicar”. Segundo o socialista, “o mais grave é o que raramente significa esta fraca execução: são 10,3 milhões de euros que ficaram por executar no nosso território”.

Outro ponto visado nas críticas do PS prende-se com a apresentação pública da redução da dívida municipal. “Na apresentação dos resultados da execução orçamental de 2024, o atual Presidente da Câmara Municipal vendeu publicamente que abateu a dívida em aproximadamente mais de 2 milhões de euros, desde 2021 a 2024. Esqueceu-se foi de dizer que esse suposto abate aconteceu de 2021 a 2024 e não no ano de que apresentou contas. Aliás, quando se analisa bem os valores referentes a 2024, a dívida até aumentou cerca de 170 mil euros!…”, referiu Eugénio Fernandes Carvalho.

O socialista deixou ainda um alerta em relação ao futuro. “A gravidade do que está previsto para 2025. O orçamento aprovado permite aumentar a dívida em cerca de dois milhões e meio de euros!… Temo e Celorico deve temer o atual presidente e o seu executivo não se importem de debilitar a saúde financeira do Município, com a clara intenção de usar a atividade e os meios do Município para fins eleitoralistas. Estaremos atentos e vigilantes, na defesa intransigente do superior interesse de Celorico de Basto!”, concluiu.