A Escola Básica da Mota, em Celorico de Basto, deu início esta segunda-feira, 9 de junho, à Semana Cultural do Agrupamento de Escolas com a realização do Mota Fashion Night. A iniciativa, que vai já na sua terceira edição, teve como tema central a sustentabilidade e desafiou os alunos a criarem coordenados com materiais reutilizados, num desfile que surpreendeu pelo engenho e pela qualidade das peças apresentadas.
“O evento pretende afirmar-se sobretudo para reforçar a importância de comportamentos sustentáveis e a valorização dos recursos existentes, e procura fazê-lo não apenas de forma pedagógica, mas também lúdica, como aconteceu hoje aqui na Mota”, afirmou o diretor do Agrupamento de Escolas, Domingos Carvalho. O desfile contou com forte envolvimento da comunidade escolar e esteve aberto ao público, num momento que reforçou a importância de práticas amigas do ambiente.

Presente na iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, mostrou-se agradado com o evento e sublinhou o papel das escolas na promoção da sustentabilidade: “Celorico de Basto é um destino turístico sustentável porque toda a comunidade tem trabalhado de forma exemplar para o cumprimento das metas que nos são exigidas. Este trabalho que hoje nos foi apresentado é o exemplo cabal do envolvimento da comunidade escolar no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Esta forma de valorizar o desperdício, de lhe dar uma nova vida e com tamanha qualidade, é um exemplo nobre de como devemos usar os recursos sem comprometer o futuro do nosso planeta.”
O júri, composto por elementos de várias áreas do conhecimento, avaliou os coordenados em desfile e distinguiu Rita Silva Martins com o primeiro lugar. O segundo lugar foi atribuído a Afonso Nogueira e o terceiro a Matilde da Cunha Nogueira. Foi ainda atribuída uma menção honrosa à aluna Mara Teixeira.
O evento terminou com a entrega dos diplomas de conclusão do 9.º ano aos alunos da Escola Básica da Mota, num momento simbólico que reforçou o espírito de comunidade e valorizou o percurso escolar dos estudantes.