Quatro alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto classificaram-se em 1.º e 2.º lugares no Campeonato de Cálculo Mental Hypatiamat, destinado aos alunos do 1.º e 4.º anos da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS). A competição decorreu nos dias 26 e 27 de maio, envolvendo mais de mil alunos dos 11 municípios que compõem a CIM-TS.
Os prémios foram entregues no dia 13 de junho pela vereadora da Educação do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, e pelo diretor do Agrupamento, Domingos Carvalho. No jogo ADD, destinado ao 1.º ano, venceram Carminho Gil G. Loureiro e Manuel Torres M. M. Silva. No jogo SAMD, do 4.º ano, os vencedores foram Nuno Alves Oliveira e Mateus Sousa Machado.

Para Maria José Marinho, “estes resultados são a certeza do trabalho de excelência realizado nas nossas escolas, um trabalho motivador, onde se imprime o gosto em aprender, com dedicação e profissionalismo, com professores dedicados e encarregados de educação sempre atentos e presentes no processo de aprendizagem.”
A vereadora sublinhou ainda que “é verdade que os nossos jovens têm cada vez mais e melhores ferramentas para uma aprendizagem equitativa e de qualidade, mas é preciso continuar a trabalhar para a promoção do sucesso escolar, dando-lhes outras possibilidades que os motivem e incentivem na aquisição de novas competências e os movam a querer saber sempre mais”.

O Hypatiamat é um projeto inovador que recorre a metodologias dinâmicas e ao uso de tecnologias digitais para tornar o ensino da Matemática mais acessível e motivador. Através de jogos interativos e da adaptação aos diferentes estilos de aprendizagem, a iniciativa procura aumentar o envolvimento dos alunos e combater as dificuldades na disciplina.
O projeto está integrado no Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE) da região do Douro, Tâmega e Sousa, da qual o município de Celorico de Basto faz parte.

“Todas as estratégias que venham reforçar o sucesso escolar dos nossos alunos são sempre muito bem-vindas e bem acolhidas por toda a comunidade educativa”, afirmou Domingos Carvalho. O diretor do Agrupamento realçou ainda “a importância de programas inovadores, dinâmicos, que incentivem à criatividade e à participação, e que ajudem os nossos alunos a adquirir novas competências e aprendizagens, assim como reforçar o sentido crítico, de entreajuda e de empatia”.