Inaugurados os arranjos exteriores da Capela de S. Gonçalo em Celorico de Basto

Inaugurados os arranjos exteriores da capela de S. Gonçalo 1

A comunidade de Basto (S. Clemente) e das freguesias limítrofes reuniu-se este sábado, 28 de junho, para celebrar o S. Gonçalo e assinalar a inauguração dos arranjos exteriores da capela, agora requalificada com um novo espaço mais cómodo, acessível e digno para os visitantes e devotos.

A cerimónia, simples mas carregada de simbolismo, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que destacou a importância da intervenção e a generosidade de quem a tornou possível. “Agradeço ao Sr. Abel pelo seu gesto nobre, pela sua entrega à comunidade e a S. Gonçalo. Esta intervenção era muito necessária, primeiro para criar acessibilidade, depois para dignificar o espaço. Está mais bonito, asseado, ganhou a nobreza que os lugares de culto devem conter”, afirmou o autarca.

José Peixoto Lima sublinhou ainda que “o Sr. Abel preconiza a nossa comunidade, uma comunidade generosa, disponível para ajudar, que se envolve e que faz as coisas acontecer.” Referiu também a relevância de pequenas obras como esta para o fortalecimento da identidade local: “São pequenas obras, feitas com o querer de toda a comunidade, que mudam as histórias das nossas gentes, que os incitavam a fazer mais e melhor, que valorizam as tradições, a identidade local. Ao Sr. Padre António, deixo uma palavra de apreço por guiar as nossas comunidades na fé, mas também na união e na paz.”

Inaugurados os arranjos exteriores da capela de S. Gonçalo 2

Abel Magalhães, que cedeu o terreno onde decorreu a intervenção, referiu com simplicidade: “Dei o terreno ao nosso Presidente e deixei nas mãos dele a execução das obras, como bem entendesse, e estou muito feliz com o resultado.” A obra foi desenvolvida entre o Município e a Junta de Freguesia de Basto (S. Clemente) e exigiu a resolução de questões legais. Daniel Meireles, presidente da Junta, explicou que “tivemos que passar este terreno para o domínio público para, de seguida, realizar a obra. Contámos com o querer do Sr. Abel, da comissão de Festas, do Sr. Padre António e da comunidade. Colocámos mãos à obra e, resolvidos os problemas de natureza burocrática, transformámos este espaço num espaço digno, belo e acessível.”

A cerimónia terminou com o descerramento das placas evocativas, imediatamente antes do início da procissão solene em honra de S. Gonçalo. A inauguração dos arranjos exteriores não só embelezou o local, como reforçou os valores de partilha, devoção e envolvimento comunitário que caracterizam a vivência das populações de Celorico de Basto.