O Município de Celorico de Basto está a desenvolver dois projetos de Ocupação de Tempos Livres (OTL) de longa duração, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Os projetos, designados “Celorico Sustentável – Turismo com raízes” e “Reativar a Atividade Física”, envolvem jovens voluntários em experiências práticas ligadas à sustentabilidade, identidade local e bem-estar físico.
Com o objetivo de proporcionar aos jovens uma aprendizagem não formal e ativa, ambas as iniciativas procuram estimular o contacto com a natureza, com a comunidade e com valores essenciais para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
“Temos tido a capacidade de acolher cada vez mais projetos, e temos, felizmente, jovens muito dinâmicos, com vontade de aprender e de concretizar”, sublinha Maria José Marinho, vereadora com o pelouro da Educação do Município de Celorico de Basto. “Estes projetos são demonstrativos do interesse dos nossos jovens pela natureza, pela preservação de recursos, pela preservação da identidade local, usos e costumes, pela consciencialização ambiental e pela urgência de práticas desportivas que promovam o bem-estar integral das comunidades”.
No projeto “Celorico Sustentável – Turismo com raízes”, destacam-se duas iniciativas distintas. A primeira, “Turismo Júnior – Histórias & Memórias”, já levou os voluntários ao encontro com seniores do concelho para partilha de histórias e tradições, jogos tradicionais e danças populares — ações que pretendem manter viva a identidade cultural da comunidade.

A outra ação, mais orientada para a sustentabilidade designa-se “Dar nova vida à roupa” e decorre em contexto loja social do Banco local de Voluntariado. Nesta ação os jovens voluntários são convidados a fazer uma triagem exaustiva das roupas, com o objetivo de promover a solidariedade, a economia circular e com isso a consciencialização ambiental com a reutilização dos recursos têxteis. As duas iniciativas integradas neste projeto de OTL, estão a ser acolhidas com dinamismo e sentido de responsabilidade pelos jovens e demonstram o interesse crescente desta comunidade em preservar o meio ambiente. “Estamos absolutamente imbuídos no espírito da sustentabilidade e na preservação daquilo que melhor nos identifica. Somos jovens e por isso somos responsáveis pelo futuro que queremos ter” disse Helena Costa, voluntária deste OTL.
Já o projeto “Reativar a Atividade Física” tem como missão incentivar as crianças e jovens a adotarem hábitos mais saudáveis, promovendo atividades em campos de férias e ATL’s do concelho. O objetivo é reduzir o sedentarismo e estimular o gosto pelo desporto e pela vida ativa. “Esta ação reforça a importância da vida ativa com a promoção de hábitos saudáveis, e com isso sensibiliza para a diminuição dos ecrãs”, sublinhou o voluntário Diogo Brochado, participante no projeto.