Celeiro Rico levou produtos “da terra” à Mota e transformou o mercado numa verdadeira festa comunitária

O Centro Urbano da Mota acolheu, no passado sábado, 25 de maio, mais uma edição do Celeiro Rico – Mercado Local de Produtores de Celorico de Basto, iniciativa que continua a afirmar-se como um espaço de valorização da produção local e de promoção do convívio comunitário.

O mercado reuniu vários agricultores e produtores, que colocaram à disposição dos visitantes produtos frescos e de qualidade, como feijão, batatas, cebolas, alhos, mel, plantas, limões, compotas, licores, entre muitos outros. A boa disposição de quem vendeu cruzou-se com a alegria de quem comprou, num ambiente festivo e de proximidade.

“A comunidade respondeu, mais uma vez, à chamada e veio ao mercado adquirir produtos da nossa terra. Estamos a percorrer todos os centros urbanos de forma rotativa, e tem sido, felizmente, uma iniciativa muito bem acolhida. Produtos de qualidade, frescos, que elevam as nossas tradições mais ancestrais. Comprar o que é nosso e dos nossos é também uma forma de fomentar a nossa economia e valorizar o setor primário e quem trabalha a terra”, destacou Maria José Marinho, vereadora da Cultura do Município, que voltou a marcar presença e a comprar os seus produtos no mercado.

Além da venda direta de produtos, o Celeiro Rico foi também espaço de animação cultural. A edição contou com uma arruada de bombos pelo grupo Zés P’reiras de Carvalho e Basto (Santa Tecla), e com a participação do Grupo de Teatro Celoricense, que surpreendeu o público com a presença de dois atores a interagir com a comunidade.