Adrenalina a galope: milhares encheram o Hipódromo de Carvalho para ver as corridas

O Hipódromo Municipal de Carvalho, em Celorico de Basto, recebeu este domingo a 32.ª Corrida de Cavalos a Galope e Trote Atrelado, atraindo milhares de aficionados. O evento, que encerra o verão, confirmou o crescimento da modalidade no concelho e a forte ligação entre o hipismo e a comunidade local.

A prova integrou a 13.ª jornada do Campeonato Nacional e trouxe a Celorico de Basto cavaleiros e cavalos de grande nível, que disputaram mangas de elevada competitividade. Hélder Barbosa, presidente da Liga Portuguesa de Trote e Galope (LPTG), destacou a qualidade e a emoção das corridas: “As provas do campeonato nacional mostram-se cada vez mais renhidas e aqui neste hipódromo não é, de todo, diferente. Os cavaleiros gostam de vir a Celorico, gostam de correr neste hipódromo e gostam muito da moldura humana que usualmente se associa a cada jornada. É, de facto, um palco muito interessante e que mexe efetivamente com o território e com os praticantes da modalidade.”

Foram disputadas sete mangas: o Prémio Société du Trotteur Français, o Prémio Junta de Freguesia de Carvalho e Basto (Sta. Tecla), o Prémio Celorico de Basto Capital das Camélias, o Prémio QUIFORM – Academia de Formação LPTG, o Prémio Câmara Municipal de Celorico de Basto, o Prémio Le Trot e o Prémio Liga Portuguesa de Trote e Galope.

A vereadora do Desporto, Maria José Marinho, marcou presença e sublinhou a relevância deste desporto no concelho: “O desporto equestre em Celorico de Basto tem cada vez mais aficionados, não só do território, mas também de vários pontos do país, que passam por cá para viver a emoção deste desporto.”

A iniciativa foi promovida pela Liga Portuguesa de Trote e Galope, com o apoio do Município de Celorico de Basto e da Junta de Freguesia de Carvalho e Basto (Sta. Tecla).

O Hipódromo Municipal volta a receber o campeonato no dia 26 de outubro, altura em que se disputará a 17.ª e última jornada do Campeonato Nacional.