A Festa Internacional das Camélias chega à maioridade, 18 anos de uma festa que cresce a cada edição, numa mistura entre a tradição e a inovação, sempre com a comunidade como força motriz.
Na sexta-feira, a abrir o fim-de-semana, esta festa conta com a atuação dos reconhecidos humoristas Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, no Mercado de camélias, na Quinta do Prado.
O sábado começa cedo com as entidades, associações, e colecionadores a participarem nas diferentes atividades promovidas como os muros e a Exposição/concurso, atividade rainha da Festa internacional das camélias, com inauguração marcada para as 15h30. Este dia conta com a animação permanente e com o programa da RTP, Aqui Portugal. À noite, os Pé na Terra atuam no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa.
No domingo, dia 19 de março, é destaque o desfile temático “as mais belas histórias na terra das Camélias” com a participação do Agrupamento de Escolas, Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes, Associações e IPSS´s, um dos momentos altos da Festa Internacional das Camélias que culmina com a batalha das Flores.
Este dia conta, logo pela manhã, com a caminhada pelos jardins de Camélias, uma iniciativa da associação Bastomove.te. A Festa Internacional das Camélias encerra com a atuação do grupo “Chulada da Ponte Velha”, na Quinta do Prado.
Este fim-de-semana, à semelhança dos outros fins-de-semana, decorrem visitas guiadas aos jardins de Camélias do concelho.
Não faltam razões para visitar Celorico de Basto, mas este fim-de-semana é especialmente atrativo.