As comemorações do 17.º aniversário do Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana terminaram ontem, 24 de novembro, data oficial do aniversário, com uma cerimónia militar presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Ribeiro.
No encerramento das celebrações foi celebrado um protocolo entre o Município de Celorico de Basto e o Comando Territorial de Braga, através do qual a autarquia cede uma viatura ao posto da GNR de Celorico de Basto. A entrega do veículo foi considerada pelo governante como um exemplo “daquilo que deve ser, cada vez mais, a colaboração entre a administração central, o Governo, as forças de segurança, neste caso a GNR e as autarquia”. O secretário de Estado afirmou ainda que “há municípios que tem essa perceção e é o caso de Celorico de Basto, não posso deixar de reconhecer trabalho, o empenho e o apoio que o senhor presidente da Câmara Municipal dá em concreto a este comando territorial com esta viatura, que vai ser muito útil na deslocação mas também para serem mais proficientes em relação a ocorrências que ocorram neste território”.
Paulo Ribeiro acrescentou que é necessário estar próximo “dos homens e mulheres que todos os dias prestam serviço neste comando territorial”, afirmando ser fundamental “poder agradecer o seu empenhamento o seu esforço e toda a sua competência com que estão todos os dias ao lado das populações”. O governante recordou também que “o governo tem estado ao longo do tempo, com muita atenção às forças de segurança”, destacando “a atualização, revisão suplemento de risco das forças de segurança”, que classificou como “o maior aumento de sempre para as forças de segurança”. Segundo referiu, “a partir de 1 de janeiro de 2026 vai ficar nos 400 euros”, acrescentando ainda que “simultaneamente neste ano e meio foram entregues cerca de 1300 viaturas às duas forças seguranças e foi recentemente aprovado em conselho de ministros mais 600 viaturas para as nossas forças de segurança, além da necessária renovação e construção de novos equipamentos”.

As celebrações do 17.º aniversário decorreram pela primeira vez em Celorico de Basto, concelho que, segundo o Presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, “reconhece o trabalho, a dedicação e profissionalismo da GNR em particular do posto que serve o nosso concelho e que diariamente presta um serviço marcado pela proximidade, pela disponibilidade e pelo sentido de missão”. O autarca afirmou ainda que “o vosso empenho na prevenção, no apoio e no acompanhamento às populações em resposta a situações criticas tem sido exemplar e tem contribuído para que o nosso concelho seja considerado dos concelhos mais seguros do interior do país”.
José Peixoto Lima realçou também que “a segurança é um pilar fundamental da sociedade e para garantir esse valor é essencial e necessário que os nossos militares disponham de meios adequados modernos e eficientes, e é nesse sentido que prestamos o nosso contributo”. Aproveitando a presença do Secretário de Estado, o autarca reforçou a necessidade de reforçar o efetivo local e melhorar as condições do posto, afirmando: “O posto da GNR de Celorico de Basto viu renovadas as suas instalações há mais de 10 anos, na altura estavam em muito mau estado, mas senhor Secretário de Estado, não estão ultrapassadas todas as dificuldades da GNR em Celorico de Basto, estes homens e mulheres para continuar a desenvolver o trabalho que lhe é inerente precisam de mais recursos humanos, e esta viatura não é suficiente para preencher as lacunas que têm ao nível do mau estado das suas viaturas, esperamos que a muito curto prazo essas situações também possam ser ultrapassadas”.
O presidente da autarquia lembrou ainda que “a entrega desta viatura foi decidida em reunião de Câmara, e aprovada por unanimidade tendo sido na altura proposta pelo então vereador Fernando Marinho”. Agradeceu também “o empenho de todos aqueles que colaboraram para o sucesso destas celebrações”, destacando o papel do Coronel Carlos Morgado, que, segundo referiu, “com empenho, rigor e cooperações tornou este momento marcante para este concelho”.

O Comandante do Comando Territorial de Braga, Coronel Carlos Morgado, afirmou que “comemoramos hoje com grande orgulho o 17º aniversário de um percurso que nos convida, não só à celebração mas também à reflexão sobre o valor do serviço que prestamos à comunidade”. O comandante sublinhou a honra de realizar as celebrações no concelho, referindo que “este é um dia especial, pois celebramos o esforço coletivo que nos trouxe até aqui mas também temos a honra de o fazer no concelho de Celorico de Bato, um território marcado pela beleza natural e pelo passado histórico, cada pedra larga um século, cada caminho uma história”. Recordou ainda que “é esta herança que nos inspira a valorizar a unidade e a coesão, porque tal como afirmou António Alves de Carvalho autor da monografia do concelho de Celorico de Basto, ‘conhecer Celorico é compreender a alma Minhota feita de pedra, verde e memória’”.
O comandante destacou também “o esforço continuo de cada um de nós na procura da excelência do trabalho prestado ao cidadão”, afirmando que “cada um, na sua singularidade e dedicação contribuem para, um serviço de alta qualidade, a garantia da segurança de pessoas e bens e consequentemente a manutenção da confiança da população com a qual somos responsáveis”. Na cerimónia militar, reforçou a importância de dotar o comando de meios e equipamentos adequados ao desempenho eficiente das suas funções.
As comemorações incluíram vários momentos, entre eles uma caminhada com o Agrupamento de Escolas dedicada à valorização da natureza, uma cerimónia eucarística, um concerto da Orquestra de Câmara e a cerimónia militar de encerramento.