Nova rede de transportes públicos do Tâmega e Sousa entra em funcionamento em Celorico de Basto

Serviço passa a ser assegurado pelo consórcio Rota da Razão a partir de 17 de dezembro.
Serviço passa a ser assegurado pelo consórcio Rota da Razão a partir de 17 de dezembro.

A partir do dia 17 de dezembro, o serviço regular de autocarros em Celorico de Basto deixa de ser assegurado pelas empresas Transdev e Auto Viação Landim, passando a ser prestado pela Rota da Razão, consórcio formado pela Rodonorte e pela A. V. Landim, concessionária da unidade territorial.

A nova rede de transportes é baseada na estrutura anteriormente existente, mantendo, de forma geral, as mesmas linhas, ainda que com algumas alterações pontuais ao nível de percursos e horários.

Os titulares de passes mensais relativos a dezembro, adquiridos às antigas operadoras, poderão viajar gratuitamente até ao final do ano. Durante o mês de dezembro deverão começar a ser disponibilizados os novos passes, já associados à nova rede de transportes.

No dia 17 de dezembro de 2025 entra oficialmente em funcionamento a nova rede de transportes rodoviários de passageiros do Douro, Tâmega e Sousa, gerida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) e designada LINHAS.

Este novo sistema integra quatro empresas de transporte, que passam a operar numa única rede articulada, com um sistema tarifário comum. A reorganização resulta da legislação publicada em 2015, que determina que a exploração dos serviços públicos de transporte de passageiros seja atribuída através de procedimentos concursais.

A mesma lei define o conceito de autoridade de transportes, entidade pública responsável pela gestão dos transportes públicos. Em 2017, o Município de Celorico de Basto delegou na CIM do Tâmega e Sousa as competências de autoridade de transportes relativas às linhas municipais, à semelhança do que aconteceu com todos os restantes municípios da CIM, com exceção de Amarante. As linhas intermunicipais e inter-regionais são da competência das comunidades intermunicipais ou áreas metropolitanas.

Neste enquadramento legal, foi lançado em 2020 um concurso público internacional, dividido em quatro áreas territoriais, que deu origem à atual reorganização do sistema.

No que respeita ao novo sistema tarifário, designado “Três Rios”, este incluirá passes mensais e bilhetes ocasionais recarregáveis, válidos nas quatro concessionárias que integram a rede.

A CIM do Tâmega e Sousa admite que, numa fase inicial de adaptação, que poderá durar algumas semanas, possam ocorrer constrangimentos, nomeadamente atrasos, necessidade de ajustamentos de horários e adaptação das rotas, uma vez que o sistema ainda não se encontra totalmente estabilizado.

No caso específico de Celorico de Basto, verifica-se uma dificuldade acrescida relacionada com a articulação com a Ave Mobilidade, concessionária da Comunidade Intermunicipal do Ave, nomeadamente ao nível da compatibilização de horários para transbordos e da necessidade de passes duplicados.

O Município de Celorico de Basto encontra-se a desenvolver todos os esforços junto da CIM-TS no sentido de corrigir as falhas ainda identificadas, designadamente nas ligações necessárias para alunos, trabalhadores e população mais idosa, no ajuste de horários, na localização de paragens e na compatibilização com a rede da Ave Mobilidade.

Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, os interessados poderão contactar o Município de Celorico de Basto.