Os Bombeiros Voluntários Celoricenses assinalaram, no sábado, 13 de dezembro, o 99.º aniversário da corporação, numa cerimónia que marcou também o arranque das comemorações do Centenário, que se prolongam até 15 de agosto de 2026. Um dos momentos de maior destaque foi a tomada de posse do novo comando, com Tiago Carvalho, oficial bombeiro de 2.ª, a assumir funções como comandante e Nuno Machado, também oficial bombeiro de 2.ª, como 2.º comandante.
As celebrações, adiadas da data oficial de 15 de agosto devido ao concelho se encontrar então em estado de alerta por incêndios, começaram com a tradicional formatura de guarda de honra, o hastear de bandeiras e a imposição de galões e divisas a dois elementos que se submeteram a concurso de promoção para as categorias de subchefe e bombeiro de 2.ª.

Durante a manhã, foram ainda benzidos dois veículos — um veículo dedicado ao transporte de doentes e uma ambulância de socorro — pelo capelão do Corpo de Bombeiros, o oficial bombeiro de 2.ª, padre José Carlos. Seguiu-se o apadrinhamento de três viaturas, um ato que visa demonstrar, por parte da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto, apreço pelo cidadão ou entidade que de alguma forma contribuiu, ou contribui, para o bom funcionamento da associação.
As cerimónias contaram com a presença de autarcas e autoridades civis e militares. Em representação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, a vereadora Maria José Marinho reconheceu o trabalho da corporação, afirmando que “é com enorme honra que me dirijo a todos vós neste momento de celebração do 99º aniversário desta instituição, são quase 100 anos de dedicação, coragem e serviço ao próximo que muito dignificam esta terra e as suas gentes”. Na mesma intervenção, felicitou o novo comando, sublinhando: “Felicito o novo comandante e 2º comandante que hoje tomam posse, não tenho dúvidas que saberão honrar com responsabilidade e profissionalismo as funções que vos são confiadas, a experiência e espírito de missão de vos caracteriza são a certeza que o caminho a trilhar será de grande sucesso”.

A autarca deixou ainda palavras aos bombeiros promovidos, frisando que “a vossa promoção é testemunho de mérito e responsabilidade, continuem a ser um exemplo para todos”, e destacou o papel do corpo de bombeiros na comunidade: “seja na emergência pré-hospitalar, no combate a incêndios, seja na resposta a acidentes, catástrofes ou outros teatros de operações. Os bombeiros são, tantas vezes, os primeiros a chegar e os últimos a partir, são verdadeiros heróis”. Maria José Marinho referiu também o apoio municipal à associação, lembrando que “o município de Celorico de Basto tem vindo a reforçar o seu compromisso com esta associação” e que, no âmbito da Equipa de Intervenção Permanente, “atualmente, encontram-se em vigor 3 protocolos (…) garantindo 15 bombeiros em permanência de forma profissional, num esforço financeiro do Município de 150 mil euros anuais, aplicados diretamente na segurança e no bem-estar da população”.
Já o presidente da AHBVC, Casimiro Magalhães Costa, salientou o sentido coletivo do momento, sublinhando que “hoje foram apadrinhadas e benzidas várias viaturas, reconhecendo a dedicação da sociedade civil junto desta instituição, contribuindo de forma inestimável para que a mesma possa desempenhar as suas funções com elevação, rigor e presença junto das populações”. O responsável apontou ainda prioridades para os próximos tempos, garantindo que “esta direção continua a apostar na formação e na captação de novos bombeiros, com investimentos e renovação de frota”, ao mesmo tempo que alertou para limitações: “estamos confrontados com a escassez de instalações, o parque automóvel já não tem capacidade para as viaturas, as camaratas e vestiários já não têm espaço, faltam gabinetes para instrução e formação”.

No contexto do arranque do Centenário, Casimiro Magalhães Costa avançou que a direção está empenhada em, durante 2026, adquirir terreno e apresentar um projeto para um novo quartel a 15 de agosto de 2026, data em que, acrescentou, “neste mesmo dia será apresentado o carro bomba, que está a ser reconstruido, um carro histórico desta associação”. O presidente agradeceu ainda ao Município e aos apoios da comunidade e deixou uma palavra à corporação, destacando o trabalho “pela dedicação, empenhamento, entrega e compromisso para melhor servir a população”.
Em nome dos bombeiros e bombeiras, o comandante empossado, Tiago Carvalho, reforçou a importância da ligação à comunidade, defendendo que “é tão importante os bens materiais ou móveis como reforçar a ligação com a comunidade” para “dar prossecução aos desejos dos associados que à 99 anos atrás se juntaram para constituir esta associação”. O responsável lembrou ainda que “o corpo de bombeiros existe por vontade dessa comunidade” e concluiu: “E é com essa comunidade que gostaríamos de contar, sempre”, aproveitando o momento para reivindicar meios que permitam responder de forma mais adequada às necessidades.

A cerimónia contou com a presença de responsáveis da proteção civil e da Liga dos Bombeiros Portugueses. No final, realizou-se o jantar de Natal da Associação Humanitária. No domingo, como é tradição nas comemorações, decorreu a romagem ao cemitério para homenagem aos mortos, seguida de missa, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.