BECA organiza V Seminário Internacional e traz a Celorico oradores nacionais e internacionais

Evento debate metodologias e boas práticas na iniciação e desenvolvimento do jovem atleta
Evento debate metodologias e boas práticas na iniciação e desenvolvimento do jovem atleta

Celorico de Basto recebe, nos dias 16 e 17 de janeiro, o Seminário Internacional de Formação em Andebol, que vai decorrer no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa e no Gimnodesportivo de Celorico de Basto. A iniciativa é promovida pelo BECA – Bastinhos Escola Clube de Andebol, em parceria com o Município e a ATAP – Associação de Treinadores de Andebol de Portugal, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.

De participação gratuita, o seminário contempla 13 horas de formação acreditada para docentes de Educação Física e 2,0 Unidades de Crédito (UC) para revalidação do Título de Treinador de Andebol.

Este é já o V seminário internacional organizado pelo BECA. O presidente do clube, João Varejão, afirma que o evento dá “continuidade a um percurso reconhecido na promoção da qualidade, da inovação e da partilha de conhecimento no andebol de formação”, integrando-se de forma concreta “numa estratégia de valorização da formação desportiva e da qualificação de treinadores, professores e agentes educativos”.

Subordinado ao tema “Metodologias, Boas Práticas e Projetos para a Iniciação e Desenvolvimento do Jovem Atleta”, o seminário contará com oradores nacionais e internacionais, sessões teóricas e práticas, mesas-redondas e a apresentação do Projeto BECA, reconhecido como exemplo de boas práticas no desenvolvimento do andebol de base e distinguido recentemente com o Prémio José Manuel Constantino, atribuído pelo Comité Olímpico de Portugal.

Para o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, a realização do seminário “reforça Celorico de Basto como um território comprometido com a formação, a educação e o desenvolvimento desportivo, valorizando projetos de referência como o BECA, que têm um impacto profundo na comunidade, nos jovens e na afirmação do concelho a nível regional e nacional”.

O autarca sublinha que a excelência exige esforço e trabalho contínuo, defendendo que é um “esforço esse que continuaremos a valorizar e a apoiar, pois são projetos como o do BECA, que reforçam a ligação entre o desporto, a escola, e a comunidade, que contribuem de forma plena para a formação e na construção de um futuro mais ativo, qualificado e sustentável”.

José Peixoto Lima acrescenta ainda que “este seminário representa mais uma oportunidade para Celorico de Basto se destacar como palco de formação de excelência, colocando o conhecimento, a educação e o desporto ao serviço do desenvolvimento local”.