Câmara fecha protocolo e promete mexer na zona do Mosteiro de Arnoia: vem aí nova rua

Município de Celorico de Basto estabelece protocolo que permitirá a reestruturação urbana da zona envolvente do Mosteiro de Arnoia
Município de Celorico de Basto estabelece protocolo que permitirá a reestruturação urbana da zona envolvente do Mosteiro de Arnoia.

O Município de Celorico de Basto estabeleceu um protocolo que permitirá avançar com a reestruturação urbana da zona envolvente do Mosteiro de Arnoia, criando as condições para a abertura de um novo arruamento e para a reorganização dos acessos naquela área.

O acordo prevê a cedência de terreno particular, possibilitando a criação de uma nova via que passa pela redefinição do caminho de ligação entre a Rua Dr. Afonso Mota e a Junta de Freguesia de Arnoia, dando também enquadramento à requalificação da envolvente do Mosteiro.

Com este protocolo, fica concluído um processo que se arrastava desde a construção do polidesportivo, edificado num terreno cedido para o efeito por Raimundo Correia Gomes, considerado um ilustre celoricense. O espaço ocupado foi de 4000 m², sem que, na altura, o Município tivesse pago qualquer contrapartida. No acordo agora celebrado com os herdeiros, a autarquia compromete-se a executar o arruamento e as infraestruturas que atravessam o terreno urbano, criando condições para a sua urbanização.

José Peixoto Lima diz que estão criadas condições para projetos de interesse público e desenvolvimento local.
José Peixoto Lima diz que estão criadas condições para projetos de interesse público e desenvolvimento local.

Nesta fase, cabe ao Município realizar as obras de execução do arruamento, com uma largura média de 6,5 metros, que servirá para a criação de uma faixa de rodagem e das respetivas infraestruturas, nomeadamente rede de abastecimento de água, rede de saneamento, rede de iluminação pública e gás.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, afirma que, com a celebração do protocolo, “estamos prontos, com clareza, transparência e objetividade, para a reestruturação urbana da zona envolvente do Mosteiro de Arnoia, com projetos que dotarão esta área de maior dignidade, funcionalidade e atratividade”. O autarca acrescenta que “são assim criadas condições para esta área reforçar a centralidade da freguesia, com o objetivo de viabilizar projetos de interesse público e coletivo que potenciem o desenvolvimento local, com projetos estratégicos e diferenciadores para o território”.

O Município recorda que foi a 9 de maio de 2005 que teve autorização para a tomada de posse imediata de uma parcela de terreno de 4000 m² para a construção do polidesportivo de Arnoia. Volvidos 20 anos, fica agora encerrado o compromisso então estabelecido.