Magda Gomes, fundadora da escola “Parentalidade e Educação Positiva” e autora de dois best-sellers na área da Parentalidade Positiva, foi convidada pelo CLDS 4G Celorico+Social para desenvolver um workshop para ensinar a “educar crianças fortes e resilientes”.
A ação decorreu este sábado, 1 de abril, na Casa da Terra, em Celorico de Basto e juntou algumas pessoas preocupadas com a educação e o futuro das crianças.
Magda Gomes diz que “a resiliência quando falamos de parentalidade positiva é a capacidade de ultrapassar situações, resolver problemas, é capacidade que temos de, após uma situação que consideramos desafiante, regressar ao estado ótimo”.
A ação permitiu refletir e aprender truques e dicas para tornar as crianças mais fortes e resilientes, “a saber viver com o fracasso sem perder o foco ou a capacidade de fazer de novo” disse Elisabete Coelho, coordenadora do CLDS 4G Celorico+Social. “Hoje temos a Magda connosco num processo continuo que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses sobre a parentalidade positiva. Educar é um desafio, um papel exigente e em tempos autocrata, agora, é um papel que está dissolvido na comunidade, mais exigente, mais desafiante, que exige uma maior preparação, e por isso trazemos os melhores para nos ajudar neste processo, talvez, para muitas e muitos, o mais importante das suas vidas, educar as nossas crianças”.
Ao longo da sessão, a dinamizadora e as participantes foram interagindo numa troca de experiências na tentativa de encontrar o caminho para ajudar as crianças a crescer fortes e resilientes. Helena Martinho, responsável da Ação Social do Município, entidade parceira na promoção da iniciativa, abordou a temática vinculando-se no conhecimento social local e na sua própria experiência pessoal, enquanto mãe. “Educar é uma experiência que não é estanque, as mudanças sociais e culturais das comunidades têm vindo a transformar o olhar dos pais e de todos os agentes que têm, também, responsabilidades na formação das nossas crianças para que estas sejam adultos responsáveis, felizes, resilientes e fortes. As mudanças da sociedade têm que ser acompanhadas pelos pais para que estes consigam acompanhar o desenvolvimento veloz das crianças e é aí, que está o problema. Seremos nós capazes de acompanhar as mudanças sociais também na educação dos nossos filhos? Estamos preparados para lhes dar autonomia, para os deixar ou ver fracassar, sofrer? Aprender a lidar com estas emoções, e não os proteger demais, não os prender demais, talvez seja importante para esta força e resiliência de que se fala”.