Esta terça-feira, na Varanda da Quinta do Prado, foi a vez da Associação Juvenil “a Pérola”, o Basket Clube de Celorico de Basto, a associação Bastomove.te, o Clube de Caça e Pesca de Celorico de Basto, a ACMCBT – Associação de Caçadores de Molares, o Futebol Clube de Gandarela, a Associação Cultural Recreativa de Fervença, o SKAD – Shatokan Karaté Associação Desportiva (Delegação de Celorico de Basto),a Sociedade Columbófila de Basto, e a Associação Terror do Tâmega de Celorico de Basto firmarem contrato com o Município, estando assim, estabelecidos todos os contratos-programa com as entidades desportivas do concelho.
Para José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, “terminamos agora a celebração de um conjunto de contratos-programa com as associações desportivas com o objetivo concreto de os ajudar a desenvolver a sua atividade nas melhores condições e de puderem assim, proporcionar as atividades desportivas inerentes a cada clube a todos os interessados. Infelizmente, os portugueses estão na cauda da Europa quando se fala em praticar desporto. Felizmente, este Município tem sabido contrariar estas estatísticas e somos dos concelhos com maior dinamismo desportivo seja entre os jovens seja em outras faixas etárias. Mas queremos, ambicionados, também com estes protocolos de apoios monetários e logísticos, continuar a mudar hábitos, e comportamentos, para a prática regular de desporto, pela saúde de cada um”. O autarca diz também que, Celorico de Basto apresenta uma oferta muito diversificada no que respeita à atividade desportiva, visível nas associações que firmaram contrato. “Uma realidade que permite chegar a toda a população, considerando o gosto e vontade de cada um”.
Ao longo da assinatura dos contratos-programa, o dirigente de cada associação expôs a atividade que desenvolvem e mostrando-se motivados para “fazer mais e melhor, pelo desporto”. E como aferiu o autarca “mostrando com elevação, dedicação e empenho ao desporto, e à causa pública”.