TPA ao serviço do Turismo: quais os benefícios para os negócios do setor?

Celorico de Basto

Depois de uma longa travessia do deserto, o setor do Turismo está a recuperar o tempo e a faturação perdida entre 2020 e 2021, como o comprovam os dados contidos nos relatórios REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da UNICRE.

De acordo com estes documentos, em 2022 o setor económico que mais cresceu foi a Hotelaria & Atividades Turísticas com um aumento da sua faturação total estimado em 102% face ao ano anterior, percentagem para a qual contribuiu fortemente o regresso em massa dos turistas estrangeiros ao nosso país, como prova o crescimento de 140% na faturação de origem estrangeira em 2022 face a 2021.

TPA ao serviço do Turismo quais os benefícios para os negócios do setor

Não foi só a faturação total a crescer exponencialmente, também o ticket médio (valor médio gasto em cada compra) subiu de forma visível ao atingir os 144 euros, valor mais alto entre todos os setores.

Esta maré de crescimento parece imparável e o mais recente relatório mensal REDUNIQ Insights aponta isso mesmo: em março de 2023, o setor do Turismo cresceu 39% face ao mesmo período de 2022 liderando, deste modo, o ranking dos setores que melhor desempenho obtiveram no terceiro mês do ano.

TPA Contactless ao serviço do crescimento do setor do Turismo

Um dos grandes obreiros desta acentuada subida da faturação no setor do Turismo são, sem dúvida, os pagamentos contactless que acabaram o ano passado a representar 75% de todas as transações realizadas nos sistemas de pagamento da REDUNIQ através do TPA (mais 9% do que aquilo que se registava em 2021 e mais 59% do que em 2019) que resultam num peso na faturação total dos negócios portugueses de 56%, mais 10% do que em 2021 e mais 50% do que aquilo que se registava em 2019.

Contudo, para que os negócios ligados ao Turismo pudessem usufruir do fluxo de transações que o contactless capta, foi necessário o investimento em terminais de pagamento automático capazes de aceitar pagamentos com esta tecnologia.

Um desses equipamentos que trouxe maior liberdade e rapidez nos pagamentos presenciais foi o REDUNIQ Smart.

Esta nova solução TPA multibanco representa um marco na evolução de terminais de pagamento automático, já que incorpora em si o melhor de dois mundos: a aceitação de pagamentos por cartão Contactless, chip, MB WAY,  Google Pay ou Apple Pay e a possibilidade de incorporação de apps gestão e faturação, impressão de bilhetes, faturas ou outras aplicações à medida das necessidades do seu negócio.

Totalmente móvel e adaptável, o terminal de pagamentos Android REDUNIQ Smart além de oferecer aos turistas um meio de pagamento rápido e seguro, mostra-se como uma mais-valia para os negócios ligados ao Turismo ao permitir fazer a gestão de todo o seu negócio (faturação, marketing, pagamentos, etc.) a partir de um único equipamento.

Além disso, conta com funcionalidades como o DCC – Conversão de Moeda que permite que os seus clientes estrangeiros paguem na sua moeda de origem e serviços como o Tax Free, benefício que pode ser usufruído em Portugal por cidadãos residentes fora da União Europeia, permitindo-lhes obter o reembolso do Imposto de Valor Acrescentado (IVA) de compras realizadas em território nacional.

No caso específico, por exemplo, da Hotelaria, com este terminal Android, o seu cliente pode consultar todos os serviços disponíveis, confirmar marcações e fazer o pagamento, tudo isto no mesmo terminal.

Poderá ainda associar um programa de fidelização ao terminal, permitindo, por exemplo, emissão de vouchers e leitura dos mesmos.

De uma forma sintética, estes são os benefícios de um TPA Android REDUNIQ Smart para um negócio ligado ao Turismo:

  • Aceitação pagamentos por cartão ou smartphone, com Contactless, chip, MB WAY, Google Pay ou Apple Pay;
  • Acesso a apps com software de gestão, facilmente integradas no terminal;
  • Aceitação de pagamentos na moeda de origem do cliente e Tax Free;
  • Torna os negócios mais móveis e digitais. Todo o processo de compra, desde a gestão de stocks ao pagamento, agora no mesmo terminal;
  • Possibilidade de gerir online e em tempo real os sistemas Backoffice, de compras e fornecedores, que lhe permitam acompanhar e gerir o seu negócio de forma mais eficiente.