Feira da Saúde promoveu saúde e bem-estar em Celorico de Basto

Feira da Saúde

A I edição da Feira da Saúde decorreu na Casa da Terra, nos dias 19 e 20 de maio, e contou com uma oferta diversificada de serviços direcionados aos visitantes como rastreios, ações de sensibilização, consultas, palestras, showcooking, experimentações, demonstrações, tudo na ótica da promoção da saúde.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto diz que “esta feira procurou aproximar os serviços de saúde dos cidadãos e promover comportamentos e hábitos saudáveis”. Para o autarca “a saúde não é simplesmente ausência de doença, é um estado integral de bem-estar orientado pela máxima “mente sã, corpo são”, um equilíbrio sustentado em boas práticas”. Durante estes dois dias, as entidades presentes puderam mostrar aquilo que têm para oferecer com enfoque para a inovação dos serviços, com demonstração da sua eficácia e pertinência. Ficou ainda claro que “esta feira da saúde pretende, acima de tudo, mostrar aos cidadãos que eles são, em muitas situações, responsáveis pelo seu bem-estar e que devem ser proativos e valorizar o autocuidado, cuidar-se para evitar necessitar de cuidados” disse.

A primeira edição desta Feira da Saúde contou com a presença de Clínica Miguel Tiago Silva – Medicina Dentária, da LSC ÓTICA, Centro de Ostometria Avançada e Terapia Visual, Bocadental, EasySlim, Farmácia Neves Ferreira e Farmácia Confiança (Fermil), VF Saúde, Centro Médico de Basto, Vibra Nature, Clínica Sanus, EPAESN, Desenhar Futuros, Yield Saúde, Multióticas, Optivisão, Clínica Médica e Terapêutica de Mondim de Basto, Farmácia Couto Oliveira, Farmácia de Fervença, Fisiomoura, Tânia Pereira – Fisoterapia e Estética e o Centro Terapêutico de Massagens- Saúde e vida. A Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto esteve a fazer rastreios e a ambulância dos Bombeiros Voluntários Celoricenses esteve a fazer demonstrações de equipamentos.

Feira da Saúde

Ao longo dos dois dias foi possível participar em várias atividades como numa aula de Yoga, numa aula de preparação para o parto e num Showcooking com a apresentação de duas receitas, saudáveis, fáceis de e confecionar e com ingredientes a custos acessíveis. Foi ainda proporcionada numa demonstração de Reiki, uma ação de medicina tradicional chinesa com acupuntura, uma apresentação sobre osteopatia, e uma aula de Qigong.

Esta Feira da Saúde foi organização do Município de Celorico de Basto, da UCC Mãos Amigas e da Escola Profissional Eng. Silva Nunes, uma escola que tem ao serviço dos alunos o curso técnico de Auxiliar de Saúde, e mostra a versatilidade do ensino e a razão por integrar a organização deste evento. “A nossa escola tem procurado responder às necessidades dos nossos alunos, e às ofertas de emprego existentes. Reconhecemos que a saúde é, cada vez mais prioritária, sobretudo no ensino, vivemos num país demograficamente envelhecido, com necessidades emergentes que devem ser garantidas” disse Fernando Fevereiro, diretor da EPAESN. Com a intenção de dar aos alunos bases para uma profissão futura, o diretor da escola considera que “é fundamental que os alunos que integram os nossos cursos organizem e participem em ações como a feira da saúde para que percebam o que existe, como funciona, e o que esperar desta área tão importante e tão crucial, a saúde”.

A Farmácia Alves Dias não marcou presença no certame mas, e ciente da importância dos serviços de proximidade, ofereceu à Unidade Móvel de Saúde um medidor de tensão arterial, que já está a ser usado. Também a VF Saúde entregou uma cadeira de rodas para ficar no banco das ajudas técnicas existente no sector da Ação Social do Município para que “seja possível ajudar aqueles que mais precisam e não têm recursos para adquirir esses equipamentos” disse Cristina Sousa, da Entidade VF Saúde.

A promoção da saúde e do bem-estar foram a base da I feira da Saúde realizada em Celorico de Basto.