O Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola – Eng.º Silva Nunes, EPAESN marcou presença no programa “Estrelas ao Sábado”, da RTP. Este é um programa de promoção da música popular e tradicional Portuguesa, que anima as tardes de sábado do canal público de televisão.
O convite à participação surgiu da própria RTP, que ficou a conhecer o grupo aquando da transmissão do programa “Aqui Portugal” na Festa Internacional das Camélias onde o grupo atuou. O Grupo de Cavaquinhos aceitou o convite e no passado sábado deslocou-se a Lisboa para o programa e foi perante o público e em direto para todo o país, que encantou o júri do concurso e o público que em casa assistiu e votou de forma massiva garantindo o primeiro lugar na votação popular e apuramento para as meias-finais. O grupo apresentou-se com duas músicas: “O malhão é que nos faz dançar”, um original do grupo Sons do Minho e uma música original intitulada “Vou colher uma camélia” da autoria de dois professores da escola Profissional, Eugénia Carvalho e Filipe Barros que é o responsável pelo clube de música da escola, que está na origem deste projeto.
Filipe Barros destaca a “experiência positiva que esta participação proporcionou aos alunos e a importância de retirar os alunos do contexto da sala de aula e conhecerem o contexto de elevado profissionalismo e exigência de quem trabalha no mundo do espetáculo e da música em particular”.
Fernando Fevereiro, diretor da Escola, congratula-se com o resultado obtido, referindo “que este é o resultado do investimento da escola em profissionais qualificados e competentes que desenvolvem, com dedicação, os projetos da escola, neste caso o plano 21|23 Escola+, que em boa hora incluímos dentro do horário escolar, criando oportunidade aos alunos de desenvolverem as suas capacidades e o seu talento e aos professores as condições para desenvolver as atividades com consistência e dentro do horário escolar”, concluiu.
O grupo de Cavaquinhos da EPAESN, composto por 18 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, 3 professores e uma auxiliar deslocar-se-á novamente a Lisboa para a meia-final, mas ainda antes disso receberá em Fermil a apresentadora do programa Isabel Silva, que aceitou prontamente o convite para ser madrinha do grupo.