Faleceu João Pulido, antigo presidente da Câmara de Celorico de Basto

João Pulido

Ontem, dia 2 de julho ao final do dia, a comunidade de Celorico de Basto recebeu, com pesar, a triste notícia do falecimento de João Pulido, ex-autarca deste concelho, que aos 80 anos deixa um legado de dedicação ao serviço público e à sua terra natal.

João Maria Mourão Pulido de Almeida é um nome incontornável na história da democracia no distrito de Braga e do concelho de Celorico de Basto. Foi membro fundador do CDS no norte do país, exerceu o cargo de Presidente da Câmara de Celorico de Basto durante doze anos, entre 1977 e 1989.

O Município de Celorico de Basto, numa nota enviada à nossa redação, refere que “neste momento de luto, Celorico de Basto une-se para celebrar a vida de João Pulido e o seu legado de hombridade, integridade e devoção à comunidade, um homem que dedicou a sua vida a servir o seu concelho e que deixa uma marca indelével na história da região. À família enlutada, aos seus amigos e a todos os celoricenses o município endereça os votos de sentido pesar, informando que foi decretado luto municipal por dois dias e a bandeira será hasteada a meia haste na Câmara Municipal e restantes edifícios municipais”, lê-se.

O Partido Socialista de Celorico de Basto deixou uma homenagem a João Pulido através de uma nota: “Celoricense Benemérito que nos deixa um legado de serviço à causa pública ímpar, baseado nos valores democráticos e em princípios individuais de honestidade, altruísmo e de elevação. Teve um papel fundamental no associativismo local lançando as bases necessárias à construção do bem comum, quer na assunção dos órgãos sociais, quer na criação de infraestruturas e meios necessários para a sua implementação na sociedade Celoricense”.

Também o CDS-PP de Celorico de Basto manifestou o seu pesar: “Com grande consternação, a Concelhia do CDS-PP de Celorico de Basto lamenta profundamente o falecimento de João Pulido. Com dedicação e empenho exemplares, ele exerceu com distinção o cargo de Presidente da Câmara pelo CDS-PP. À família endereçamos os nossos sentimentos e o nosso pesar e que encontrem conforto e força para superar essa perda irreparável. João Pulido será sempre lembrado pela sua dedicação à causa pública e seu legado deixará marcas na história de nossa região”.

O corpo encontra-se em câmara ardente na Casa do Souto e o funeral realizar-se-á amanhã, 4 de julho, pelas 10h00, na Igreja Paroquial de Basto, S. Clemente, em Celorico de Basto.