Decorreu ontem a fase final do concurso Leituras no Douro, Tâmega e Sousa no Marco de Canaveses, com o primeiro prémio do secundário a seguir diretamente para Celorico de Basto.
Cristiano Mota, aluno do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, foi o vencedor desta primeira edição do concurso Leituras no Douro, Tâmega e Sousa.
A comitiva presente no Marco de Canaveses estava em êxtase com os resultados. Cristiano Mota estava radiante, mas assegura que “o mais importante é e será sempre participar. Fui participante assíduo no Concurso Nacional de Leitura, e agora que o mesmo acabou achei que deveria, pelo último ano, participar neste concurso. Adoro ler, sinto-me confortável em palco, e procuro responder sempre positivamente aos desafios que me são lançados. Foi uma experiência muito interessante e gratificante”.
Este concurso pretende reforçar o gosto pela leitura e pela interpretação, e levou à final vários jovens de Celorico de Basto. Além de Cristiano Mota, que se sagrou vencedor, esteve ainda em concurso Inês Sousa a representar o secundário. Do 1.º ciclo estiveram na final os alunos Luís Sousa, Rita Marinho Martins e Vanessa Lopes. Do 2.º ciclo, os alunos Guilherme Teixeira, Maria João Marinho e Mariana Pereira. Já do 3.º ciclo, Ruben Costa, Tiago Queirós e João Teixeira.
Segundo a vereadora da Educação do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, este concurso é mais um incentivo à leitura: “A leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das nossas crianças, seja a nível cognitivo, emocional, e social, e tem que ser fortalecida com a sua promoção desde a infância. É preciso que se reforcem as estratégias de promoção da leitura, seja na escola, em casa, na comunidade. A todos os participantes muitos parabéns, em particular ao Cristiano pelo resultado, por serem tão bons leitores e por representarem tão bem Celorico de Basto”.