Alunos de Medicina levaram saúde de proximidade aos celoricenses

Alunos de Medicina levaram saúde de proximidade aos celoricenses

No passado fim de semana, dias 22 e 23 de fevereiro, o Med On Tour, projeto composto por alunos de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, esteve em Celorico de Basto e, em parceria com a Unidade Móvel de Saúde da autarquia, promoveu diferentes iniciativas e levou “saúde” à população.

O Município de Celorico de Basto, em parceria com a UCC Mãos Amigas, tem vindo a trabalhar na promoção da saúde de proximidade com a Unidade Móvel de Saúde (UMS) e campanhas de sensibilização mensais. A presença do Med on Tour vem acrescentar valor ao serviço desenvolvido, num fim de semana onde foi possível realizar rastreios à comunidade, visitas domiciliárias e ações de sensibilização nas escolas, na perspetiva de alargar as possibilidades da saúde de proximidade.

Alunos de Medicina levaram saúde de proximidade aos celoricenses

A saúde de proximidade “é nossa prioridade, por isso, todos os serviços que nos sejam propostos e que venham acrescentar valor são sempre muito bem-vindos”, ressalva Maria José Marinho, vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Queremos estar próximos das pessoas, sobretudo dos mais idosos. Queremos sensibilizar para que as pessoas tenham hábitos saudáveis e melhorem substancialmente a sua qualidade de vida. Existem doenças que podem ser evitadas dependendo dos nossos hábitos.”

A autarca celoricense assegura que a saúde de proximidade é fundamental em territórios de baixa densidade e junto das populações mais idosas, vulneráveis e isoladas.

Alunos de Medicina levaram saúde de proximidade aos celoricenses

A ação do Med On Tour foi muito bem acolhida pela população. No Mercado Municipal, a comunidade aderiu aos rastreios desenvolvidos na UMS pelos alunos de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Manuel Teixeira foi um dos cidadãos que aproveitou a oportunidade para aceder aos serviços e avaliar a sua tensão arterial, diabetes, índice de massa corporal, e outros: “Temos que aproveitar todas as oportunidades para vermos como está a nossa saúde, e este serviço é muito importante. Afinal um simples rastreio pode fazer a diferença na nossa vida”, disse.