O Município de Amarante mantém, em 2025, as medidas de mobilidade urbana e municipal que têm vindo a beneficiar a população, representando um investimento anual superior a 600 mil euros.
Entre as medidas destacam-se o Passe Urbano (15 euros), o Bilhete Simples Urbano (0,60 cêntimos), o Passe Municipal (30 euros), além do Passe Inclusivo, gratuito para pessoas com deficiência e grau de incapacidade igual ou superior a 60% sem esquecer os Passes Seniores também gratuitos, no caso resultantes do apoio do Município conciliado com a política social da empresa concessionária do serviço.
Na Linha 09, que faz a ligação entre a Estação Rodoviária do Queimado e a Estação de Comboio de Vila Meã, os bilhetes simples têm um custo de 0,60 cêntimos e são gratuitos para quem detém título válido da CP.
Estas iniciativas continuam a ter um impacto significativo na comunidade. O Passe Urbano Sénior e o Passe Municipal Sénior, gratuito, apoiam mais de 900 seniores mensalmente, enquanto o Passe Inclusivo beneficia cerca de 50 cidadãos. Já a promoção do transporte ferroviário na Linha 09 regista cerca de 18 mil passageiros anuais.
Além disso, mantém-se o Transporte de Passageiros Flexível (TPF) para pessoas com mobilidade reduzida em cadeira de rodas, operado pela Cercimarante, com gratuidade para pessoas com deficiência e grau de incapacidade igual ou superior a 60%, reforçando a acessibilidade e inclusão.
“Estes investimentos são uma clara demonstração do nosso compromisso com a mobilidade sustentável e inclusiva. Acreditamos que garantir transportes acessíveis e de qualidade é essencial para a qualidade de vida dos cidadãos”, sublinha a vereadora com o pelouro da mobilidade, Rita Marinho Batista.
Resultado do investimento do Município, verificou-se um crescimento de 33% no número de passageiros desde o início da concessão, em setembro de 2021, com cerca de 750 mil utilizadores em 2024.
Recorde-se que, em 2023, a DECO, atribuiu a Amarante o Prémio de Município Amigo do Consumidor na área da Mobilidade.