Ambiente e teatro juntos em Celorico de Basto

Em Celorico de Basto a sensibilização ambiental nas escolas é feita com teatro 2
Em Celorico de Basto a sensibilização ambiental nas escolas é feita com teatro

“A velha compostagem” foi o sketch criado pelos técnicos de Ambiente do Município de Celorico de Basto para sensibilizar para a compostagem, junto dos alunos das escolas do concelho. A primeira apresentação decorreu hoje,19 de abril, na Escola Básica da Mota.

Esta teatralização ambiental advém de uma proposta feita em conselho do Programa Eco Escolas com o objetivo, segundo a coordenadora da Eco Escola da Mota, Anabela Campos, de “estabelecer parcerias que permitam aos nossos alunos ter uma participação mais ativa nas temáticas e acima de tudo, que adquiram conhecimento e consciencialização ambiental de forma mais lúdica e inspiradora”.

Para a vereadora da Educação, Maria José Marinho, “este cruzamento de interesses tem um objetivo primeiro, de proporcionar aos nossos alunos o melhor ensino, com novas técnicas e novas abordagens que sejam apelativas, e que suscitem interesse. Temos técnicos no Município com uma vasta experiência em teatro, que apresentaram de forma clara e divertida o tema da compostagem. A compostagem permite reduzir os resíduos orgânicos nos contentores e sobretudo desenvolver um excelente fertilizante natural”.

Em Celorico de Basto a sensibilização ambiental nas escolas é feita com teatro 1
Em Celorico de Basto a sensibilização ambiental nas escolas é feita com teatro

Esta ação decorre de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas, o Município de Celorico de Basto e a UCC Mãos Amigas através da equipa de saúde escolar. “Uma equipa que esteve presente nesta iniciativa uma vez que o ambiente integra a saúde pública. Um trabalho feito em rede onde todos têm a sua responsabilidade como aferiu Adélia Freitas, enfermeira da UCC Mãos Amigas. “É muito salutar perceber que tem vindo a ser desenvolvido um trabalho de parceria muito bem estruturado, com cada equipa de trabalho a executar devidamente as suas funções, sempre com os alunos como prioridade”.

A peça exibida foi escrita e representada pelas técnicas do Município, Teresa Canais Seco e Rosa Teixeira, do pelouro do ambiente que têm vindo a ser recorrentemente requisitadas para outras ações semelhantes.

Todas as escolas de Celorico de Basto são eco escolas e, nesse sentido, têm que respeitar uma serie de parâmetros ao longo do ano.  “Enquanto eco escola temos parâmetros que temos obrigatoriamente que respeitar, mas na maior parte das vezes e com alunos tão motivamos, sentimos obrigação de, com os nossos parceiros, fazer mais, dar mais” disse Anabela Campos. A coordenadora do programa Eco Escolas da EB da Mota está a lecionar nesta escola desde o início do ano letivo e mostra-se muito agradada com o “empenho e dedicação dos alunos à disciplina de ciências naturais, com trabalhos únicos, feitos com muita criatividade e qualidade, que serão apresentados ao público durante a semana da ciência, de 3 a 8 de julho”.

A peça de teatro “A velha compostagem” irá percorrer as escolas do concelho, ao longo dos próximos dias.