Celorico de Basto foi a escolha da Federação Portuguesa de Andebol para acolher o estágio de preparação da Seleção Nacional de Andebol Sub-17 masculina, numa fase decisiva antes da participação no European Youth Olympic Festival 2025, que decorre entre 20 e 26 de julho, em Skopje, na Macedónia do Norte.
Entre os dias 7 e 12 de julho, o Pavilhão da Escola EB 2/3 de Celorico de Basto recebeu a comitiva portuguesa e a seleção espanhola para um estágio internacional de elevado nível competitivo. Durante esse período, realizaram-se dois jogos de preparação entre as duas seleções ibéricas. A seleção espanhola venceu um jogo e a equipa portuguesa venceu o outro. Para a comitiva nacional, estes jogos “contribuíram para a avaliação do desempenho da equipa nacional em contexto real de jogo”, funcionando como teste às dinâmicas e ao espírito coletivo.
Num gesto simbólico, a Federação Portuguesa de Andebol entregou uma camisola com o número 20 ao Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, e à vereadora do Desporto, Maria José Marinho, em sinal de agradecimento pela “colaboração extraordinária e sempre disponível para acolher o estágio destas duas seleções”, afirmou o selecionador nacional, João Varejão, que acumula funções com a presidência do BECA — clube com forte ligação a Celorico de Basto.
A escolha do número 20 teve também um significado especial: foi uma homenagem a Diogo Jota, internacional português de futebol e jogador do Liverpool FC, cuja recente e trágica morte comoveu o mundo do desporto. Figura de inspiração para muitos jovens, o seu legado ultrapassa o futebol e serve de exemplo a todos os que representam Portugal com paixão.

O Município de Celorico de Basto destacou a importância de acolher este tipo de eventos. “Acolher estes estágios representa o reconhecimento da qualidade das infraestruturas locais, da referência das coletividades locais no território e a nível nacional, com pessoas altamente motivadas, profissionais, atletas e apaixonados pela modalidade. Representa também que estamos a trilhar um caminho de sucesso no andebol com reconhecimento da Federação Portuguesa”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima.
Além do impacto desportivo, o autarca sublinhou os benefícios para a economia local. “Além de dinamizar a economia local, nomeadamente nos setores do alojamento, restauração e comércio, promove o desporto, a formação, a juventude. Uma aposta que segue a rota do desenvolvimento que temos traçado para este concelho, que passa também pela crescente visibilidade do território através do desporto, no patamar regional e nacional.”
No final do estágio, João Varejão deixou um balanço muito positivo: “Saímos deste estágio com boas sensações e sentimos que tivemos uma excelente semana de trabalho. Conseguimos competir frente a frente com uma equipa forte e exigente em todos os momentos do jogo, o que nos obrigou a responder em vários níveis. Vamos aproveitar a próxima semana para consolidar o que foi feito e trabalhar ainda mais sobre as nossas maiores dificuldades com o objetivo de chegar mais fortes ao Festival Olímpico da Juventude Europeia”.
O selecionador nacional terminou com palavras de reconhecimento à autarquia: “O Município de Celorico de Basto tem sido um parceiro exemplar. Temos de agradecer profundamente todo o apoio logístico e humano que nos foi dado, desde o acolhimento à qualidade das instalações. É muito gratificante ver uma autarquia tão comprometida com o desporto e com os jovens. Foi, sem dúvida, uma semana produtiva e enriquecedora para todos nós.”