Salvador Soares, Artesão Português, residente em Celorico de Basto, foi o único artesão português a participar na criação de um mural na Tunísia.
O mural de mosaico retrata algumas das personalidades mais importantes do país e está colocado no Centro Cultural de Hammamet.
Para Celorico de Basto “é um orgulho ver os nossos artistas a fazer um caminho tão brilhante” disse Maria José Marinho, vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto. Salvador Soares que desenvolve peças artísticas através da técnica “mosaico em cacos”, “tem vindo a levar este concelho além-fronteiras com a participação em múltiplas ações valorizando a arte do mosaico. Vê-lo em destaque neste simpósio é a valorização crescente desta arte e dos nossos artistas o que muito nos engrandece enquanto comunidade e território”.
O artista celoricense tem obras prontas para venda, mas produz peças de acordo com os gostos dos clientes, sempre com versatilidade, inovação e arte.
A participação neste simpósio veio, acima de tudo, “contribuir para o meu curriculum e para a minha experiência enquanto artista. O contacto com outros artistas, com outras técnicas é sempre enriquecedor e ajuda-me a crescer nesta arte. Espero que este tenha sido a primeira participação de muitas” disse Salvador Soares.
A participar estiveram artesãos da Bélgica, França, Itália, Líbia, Líbano, Jordânia, Marrocos, Sudão, Níger, Argélia, Tunísia e Salvador Soares, de Portugal.