Associação de Futsal de Celorico de Basto recebe certificado de Entidade Formadora 3 Estrelas

Associação de Futsal de Celorico de Basto recebe certificado de Entidade Formadora 3 Estrelas
Associação de Futsal de Celorico de Basto recebe certificado de Entidade Formadora 3 Estrelas

A certificação Entidade Formadora 3 Estrelas foi atribuída no dia 30 de outubro, em Guimarães, pela Federação Portuguesa de Futebol à Associação de Futsal de Celorico de Basto.

Uma certificação que a AFCB recebe pela 3ª época consecutiva, “uma marca de excelência da Associação de Futsal de Celorico de Basto, que procura proporcionar as melhores condições aos atletas em todos os níveis, disponibilizando acompanhamento escolar, pessoal e social. Foi incrementada uma dinâmica organizativa e de gestão, bem planeada de forma a corresponder a todas as diretrizes impostas, e ao mesmo tempo, melhorar as condições efetivas desta AFCB, na perspetiva de novos horizontes e patamares” disse Paula Magalhães, presidente da Associação de Futsal de Celorico de Basto.

Este clube conta com mais de 150 atletas, nos diferentes escalões e inscritos nos diferentes torneiros, mostrando uma “grande capacidade organizativa e uma referência no desporto em Celorico de Basto” disse Maria José Marinho, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Este certificado é a prova da entrega de todos aqueles que dão muito de si ao associativismo. Em Celorico de Basto temos bons exemplos de boas práticas e o Município tem procurado corresponder a esse esforço com a celebração de contrato-programa de apoio, às associações e clubes na ótima de ajudar a otimizar o seu trabalho e de lhes proporcionar alguma segurança financeira para a realização dos seus objetivos”.


De acordo com a Federação Portuguesa de Futebol o Processo de Certificação da FPF tem como objetivo avaliar, reconhecer e certificar a atividade de todas as entidades que disponibilizam formação nas modalidades de futebol e futsal a praticantes até aos 19 anos, independentemente do seu enquadramento competitivo.

Chegar a essa certificação obriga os clubes/associações a atingir determinados objetivos. Como exemplo, obriga o clube à certificação pela bandeira da ética, a uma gestão organizada, a recursos humanos habilitados em várias áreas, médicos, enfermeiros, psicólogos, treinadores (qualificados), nutricionistas, que fazem o acompanhamento escolar, pessoal e social dos atletas, e um grupo de recursos humanos encarregues de toda a logística inerente aos jogos e à organização da própria associação.