O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, reuniu ontem, dia 26 de fevereiro, com Francisco Campilho, representante da E-REDES e os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, para a apresentação dos investimentos e obras executadas pela distribuidora de energia em parceria com o Município.
Na reunião de trabalho foi possível perceber a necessidade de resolver as situações que carecem de reforço no que diz respeito à distribuição de energia elétrica. “O crescimento do concelho com novas construções exige que a distribuição de energia elétrica seja fornecida de forma uniforme em todo território, com qualidade no serviço prestado”, ressalva o autarca celoricense.

José Peixoto Lima diz que ainda há investimento a fazer em Celorico de Basto no reforço da energia fornecida, alargamento da rede e reforço da iluminação pública. Realçou o investimento feito no concelho pela E-REDES em 2024, superior a 1 milhão de euros, referindo que este reforço deve continuar nos próximos anos.
O edil celoricense deu ainda conta da urgência em resolver a situação do Mercado Municipal, que durante os dias da Feira de Artesanato, Gastronomia e Mostra de Vinhos “conta com uma sobrecarga exagerada para a capacidade do ramal existente”. Situações que o autarca pretende ver resolvidas em breve, “com investimentos adequados a cada situação”.

Este ponto de situação prolongou-se pela tarde, com direito a visita a alguns investimentos desenvolvidos em 2024 neste setor. De forma concerta, foram desenvolvidos vários investimentos relevantes: em Gandarela de Basto foi colocado um novo OCR3, Órgão de Corte de Rede Tipo 3, em redes de média tensão até 30 kV; foi desenvolvido o reforço de linha de média tensão e colocados três PTD (Postos de Transformação Distribuição) na Rua de Barreiros, em Fervença e na Rua da Veiga e na Rua do Cruzeiro (Rebordões), em Infesta.
Para 2025 estão previstos novos investimentos na rede pública, como a colocação de postos de transformação em áreas estratégicas do concelho, realização de ramais de alimentação, instalação de postos de transformação aéreos, colocação de luminárias LED, entre outros, “com o objetivo de assegurar uma distribuição elétrica que sirva as populações do concelho”.