No passado sábado Codeçoso acolheu a caminhada “Rota do Mel”. Esta foi uma iniciativa inserida na III Festa do mel, que pretende celebrar a produção e consumo do mel nesta freguesia de Celorico de Basto.
A festa do mel decorreu entre 8 e 9 de junho, e permitiu a inauguração do baloiço “Caminhada do Mel”, localizado na ecopista com uma vista privilegiada sobre o Tâmega.
A caminhada é, na realidade, “um passeio por entre provas de vinho, degustação de mel, spots com vista privilegiadas, uma forma de convívio e, acima de tudo, a melhor oportunidade para conhecer perfeitamente a freguesia de Codeçoso” disse Fernando Pinheiro, presidente da Junta de Freguesia de Codeçoso, orgulhoso pela iniciativa desenvolvida. “As previsões meteorológicas assustaram-nos e não prevíamos tanta adesão, felizmente as pessoas compareceram e o dia esteve extraordinário”.
Houve ainda tempo para inaugurar o baloiço “Caminhada do mel”, localizado num lugar “que permite apreciar o nosso rio Tâmega. Queríamos muito fazer este baloiço, por isso colocamos mãos à obra e com esforço das nossas gentes e material reutilizado construímos, com as nossas mãos, este espaço para utilização e promoção desta nossa terra”, acrescentou Fernando Pinheiro.
Com aproximadamente 300 participantes, a caminhada “Rota do Mel” levou os caminheiros a provar o vinho Modestu’s, o vinho da Quinta de Vila Pouca, e a degustar o mel, em favo, com cebola, com pão ou iguarias que deixaram os participantes encantados. O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima participou na caminhada e elogiou a organização pela “forma meticulosa como organizou esta caminhada, com o mel como referência, numa freguesia que sempre teve a tradição do mel e da apicultura e que continua a valorizar esta atividade económica”. Ao mesmo tempo, “é uma iniciativa que envolve a comunidade e que acrescenta sempre alguma novidade a cada edição, este ano tivemos a inauguração deste miradouro sobre o rio Tâmega. Um baloiço que será, certamente, um lugar de eleição para observar o rio e para tirar as melhores imagens, reforçando a promoção deste território”.